Cotidiano | 29/06/2025 | 17:20
Espetáculo Sementes do Futuro inicia nova turnê em Içara
Em 2025, o projeto chega com Espaço do Carinho dedicado ao estímulo sensorial de crianças
Redação
Compartilhar:
O espetáculo Sementes do Futuro, apresentado pelo consagrado Palhaço Biriba, está de volta com uma nova temporada. As apresentações iniciam em Içara num mix de cultura, educação e conscientização ambiental a milhares de crianças. Nos dias 2 e 3 de julho acontecerão na Escola Ângelo Zanellato; de 9 a 11 de julho na Escola Quintino Rizzieri e de 15 a 17 de julho na Escola Maria Arlete Lodetti. A turnê passará ainda por Urussanga, Jacinto Machado, Meleiro e São Ludgero.
Voltado a alunos da pré-escola ao 9º ano das redes municipais, estaduais e, também, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o espetáculo é gratuito e aberto a todas as escolas dos municípios atendidos. A proposta é promover, por meio do teatro, reflexões importantes sobre o cuidado com o meio ambiente, a importância da reciclagem e da coleta seletiva, o uso consciente da água e da energia, além da valorização das profissões.
"Mais do que divertir, o espetáculo quer ajudar as crianças a entenderem a importância de cuidar do meio ambiente e como nossas escolhas do dia a dia fazem diferença no futuro do planeta. De forma leve e divertida, eu procuro transformar assuntos difíceis em algo que elas possam entender e levar pra vida", explica Geraldo Passos, o Palhaço Biriba.
Espaço do Carinho
Em 2025, o projeto retorna com uma importante novidade: a criação do Espaço do Carinho, um ambiente sensorial especialmente preparado para acolher crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A estrutura foi pensada para oferecer conforto, inclusão e bem-estar aos pequenos que apresentarem sensibilidade auditiva ou dificuldades para permanecer na tenda principal do espetáculo.
“É um espaço sensorial. As crianças que não conseguirem ficar na tenda principal com palco e assistir a todo o espetáculo poderão ficar no Espaço com suas monitoras, desenvolvendo outras atividades. Também vamos fornecer abafadores para as crianças com sensibilidade auditiva e teremos intérprete de Libras quando houver necessidade.”, explica a produtora do teatro, Leila Simionato.
O projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet, com aprovação do Ministério da Cultura e apoio das empresas Strawplast, Copaza, Concretar, Copobras, Monferrato e Investir Soluções Financeiras, por meio da dedução do Imposto de Renda. Somente em 2024, o projeto realizou 36 apresentações em Morro da Fumaça, Maracajá, Praia Grande, Braço do Norte, São Ludgero, Garopaba e Balneário Arroio do Silva, alcançando um público de 5,3 mil crianças e atendendo 35 instituições de ensino.


.png)




.png)






































