Canal Içara

 
27 de setembro de 2022 - 14:01
#Cotidiano #Economia #Política #Segurança #Esportes +Leitor-repórter +Guia Içara
Cotidiano » HUB #Içara
Oportunidade: Unesc oferece 20 modalidades de descontos especiais
Interessados podem procurar a equipe da Universidade pelo telefone (48) 99915-0433
17/08/2022 às 08:21 | Redação | com informações de Daniela Savi, da Unesc
Carine Jaques da Rosa tem 35 anos e muitos sonhos. Ela, que possui as habilitações em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, atua como personal trainer em uma das academias da cidade, mas a vontade de aprender, se especializar em outros campos por meio de outra graduação era tamanha que ela foi atrás de outro desejo: fazer Odontologia. E foi na Unesc que vislumbrou as melhores oportunidades. Para realizar o sonho ela ingressou na Instituição por meio do programa da Universidade com o Desconto 2ª Graduação/Habilitação.

“Como já tenho uma graduação, recebi o desconto de 25% que me ajudou muito. Estudar aqui na Unesc me possibilita ter ótimos professores, sonhar com outros títulos, além da graduação”, comentou ela.

A Unesc, reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC) e entre as cinco não estatais mais empreendedoras do país, está com matrículas abertas para os mais diferentes e inovadores cursos. E o melhor, com descontos especiais. São 20 oportunidades de bolsas de estudo para os cursos de graduação na modalidade presencial.

Carine também atua no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unesc no período da tarde e, à noite, vai para a aula de Odontologia. “Faço parte de um projeto extensionista junto ao Neabi, meio pelo qual minha bolsa é custeada pela Universidade. O Núcleo conta com muitas parcerias, entre elas com o Museu Afro Brasil Sul da UFEPL de Pelotas (MABSul), do qual faço parte. Fiz o processo, passei e hoje estou aqui aprendendo muito, tanto sobre a cultura afro e indígena, quanto sobre esse universo que é a Instituição. É difícil explicar o quanto estou feliz em poder estudar e estagiar aqui. Eu não fazia ideia de toda essa dimensão de oportunidades”, relata.

Segundo ela, estudar na Unesc possibilita sonhar com outros títulos, além da graduação. “Eu penso em fazer mestrado um dia e continuar a vida acadêmica”, adiantou.

As bolsas conquistadas por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), realizado pelo governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação, têm transformado vidas, como a do acadêmico do curso de Engenharia Civil da Universidade, Adriano Duminelli da Luz, 38 anos. Ele também tem uma linda história para contar. Cuidando dos quatro filhos, ele não poupou esforços para a realização de fazer a graduação.

“Sou divorciado e todos os filhos moram comigo. Nessa situação ficaria muito difícil conseguir pagar a mensalidade toda, mas é meu sonho ser um Engenheiro Civil. Fiquei sabendo da oportunidade de bolsa, me inscrevi no Programa e juntei todos os documentos que foram solicitados e entreguei. Quando recebi a notícia de que havia sido contemplado fiquei muito feliz. Foi a porta de entrada para esse meu sonho”, destacou.

Segundo ele, a bolsa de estudos tem sido essencial para a sua caminhada. “Está me ajudando muito. Não conseguiria pagar a Universidade toda na minha situação. Agradeço muito pela oportunidade de ser contemplado”, comenta.

Assim como Carine e Adriano, aqueles que sonham em entrar no universo da academia podem, sim, encontrar nas bolsas ofertadas, uma oportunidade de transformação. A Unesc conta com 57 cursos de Graduação e 50 cursos de Pós-Graduação, sendo 38 especializações, sete mestrados e cinco doutorados, além da Unesc Tec, a Escola Técnica que leva ensino técnico de qualidade e baseado nas demandas do mercado regional.



Modalidades de bolsas disponíveis

- 10% - Para famílias. Desconto a partir da matrícula do segundo membro familiar.

- 20% - Para ingressantes sem vestibular; para transferência de outra instituição de ensino; para empresas parceiras, e para formados do Colégio Unesc que estudaram somente o 3º ano do Ensino Médio na instituição.

- 25% - Para quem quer cursar uma segunda graduação e não se formou na Unesc.

- 30% - Egresso da Unesc e quer fazer segunda graduação e para formados do Colégio Unesc que estudaram todo o Ensino Médio na instituição.

- 35% - Para quem tem 45 anos ou mais; e para moradores da Amesc e da Amurel.

- 40% - Transferência coletiva (grupos de 10 pessoas ou mais)

- 50% - Especial empresas parcerias para colaboradores com mais de dois anos de vínculo com a empresa parceira da Unesc; Funcionário Público. Esse percentual também vale para Educação Comunitária. Neste caso deve-se realizar perfil socioeconômico e apresentar renda familiar per capta de, no máximo, três salários mínimos. Também há o Bolsa Licenciatura para aqueles que realizarem perfil socioeconômico e apresentarem renda familiar per capta de, no máximo, três salários mínimos, e do Programa de Equidade Racial para estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas com renda per capta para quem recebe até três salários mínimos. Para ingressantes em diversas fases o desconto é de 50% apenas na primeira mensalidade.

- 100% - Bolsa Licenciatura para aqueles que realizarem perfil socioeconômico e apresentarem renda familiar per capta de até um salário mínimo

- 100% Uniedu + Ajuda de custo – Bolsas para as graduações em Ciências da Religião, Pedagogia e Tecnologia Educacional, por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) do Governo do Estado, com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes). São 40 bolsas no total, sendo 30 com concessão de Bolsa Permanência no valor de R$ 500 mensais para despesas relacionadas a materiais, transporte ou alimentação, durante sua permanência no curso, por meio do programa.

- 100% Equidade Racial – Voltada a estudantes negros – pretos e pardos, e indígenas. O programa, que será permanente na Universidade, oferece nesta primeira edição 255 bolsas de estudos de 50% e 100%. Além disso, pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

- Programa Volte a Estudar – 60% na primeira mensalidade e nas demais 25% para quem evadiu do seu curso da Unesc e 20% para quem evadiu do seu curso em outras instituições.


Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433. Os interessados nos cursos de pós-graduação podem entrar em contato pelo telefone (48) 34312626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 34312671. A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644-1887 ou no (48) 3431-2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.
Participe também com seus comentários

 COBERTURAS ESPECIAIS
últimas notícias

Conheça as marcas que potencializam o crescimento da cidade
Coberturas especiais
Regional da Larm 2022 - Série B