Canal Içara

Canal Içara

10 de julho de 2020 - 12:13
Cotidiano » Coronavírus Covid-19
Os caminhos para educação em tempos de pandemia
30/05/2020 às 07:59 | Simone Luiz Cândido
Eis que algum tempo depois do surgimento da pandemia pelo coronavírus secretarias de educação tiveram que readaptar-se. Aulas que antes eram presenciais passaram a ser virtuais. Reuniões, treinamentos, portais educativos e lá estava os professores tentando fazer o ano letivo continuar sem prejuízos para seus alunos.

Todos em conjunto buscavam soluções para que os alunos que não possuem acesso à internet também pudessem fazer suas atividades em casa. A solução encontrada foi imprimir as atividades e os pais irem buscar na escola uma vez por semana.

Após o treinamento cada professor precisou adaptar-se á nova realidade alguns fizerem vídeos com suas aulas, outros enviaram links do youtube. E suas redes sociais ficaram à disposição dos alunos para possíveis dificuldades durante a realização das atividades diárias. Lembrando que muitos desses professores são pai e mãe e também precisam auxiliar seus filhos nessa nova jornada estudantil.

Portais foram criados para que as atividades fossem postadas e acessadas diariamente. Muitas dificuldades por parte dos professores e também pelos alunos e seus pais. Os pais por sua vez tiveram que tornar-se professores de seus filhos Alguns pais possuem mais facilidade com os novos sistemas de ensino à distância. Enquanto outros nem tanto. A força de vontade de que os filhos continuem aprendendo supera as dificuldades encontradas.

Os professores todos os dias postam suas aulas avaliam as atividades de cada turma num esforço grandioso. Ser professor em casa muitas vezes em tempo quase integral não tem sido fácil. Paremos para pensar quantas mensagens diárias recebem os professores sobre as atividades. Sem contar que muitos alunos não se esforçam para realizar. E lá vai os professores da melhor maneira possível pedir encarecidamente que cumpram os objetivos apresentados no ensino à distância.

Nessas horas que cada pai e mãe param para refletir sobre a importância do ensino presencial. O quanto um professor doa de si para que em suas aulas todos possam aprender. Além de ensinar muitas vezes o professor se torna amigo de seus alunos, lida com muitas vivências, aconselha ensina que a educação é à base de tudo. Formar cidadãos lhes transferir conhecimentos que mudarão suas vidas para sempre.

Num futuro próximo nossos filhos poderão dizer eu tive ótimos professores que deram o seu melhor num tempo em que surgiu a inimaginável pandemia pelo Coronavirus. Irão recordar o quanto foram importantes quando os incentivaram a continuar estudando dando o melhor de si para que alguns anos depois de tudo isso passar terem certeza do valor de cada profissional da educação que contribuiu para sua formação foi essencial.

Dedico a todos que trabalham por uma educação de qualidade com muito amor pelo que fazem mesmo que nem sempre sejam valorizados como merecem.
Simone Luiz Cândido é voluntária na causa adoção de crianças e adolescentes; já participou de três antologias com suas crônicas, além disso, ama escrever reflexões sobre a vida cotidiana, eternidade, amor e convivência.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias