logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

CNHs ficarão 20% mais caras em janeiro

Compartilhar:

A partir de janeiro de 2016 será obrigatória a utilização do simulador de direção veicular nos centros de formação de condutores. A decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atendeu a um pedido dos Detrans de todo o país e vai refletir no valor para a retirada da carteira de habilitação. O acréscimo ficará em torno de 20% por conta dos gastos com aluguel e manutenção dos equipamentos. O tempo de espera para retirar o documento também vai aumentar. Será preciso 5h/aula de 30 minutos de simulação.

“O aparelho custa em torno de R$ 40 mil fora a manutenção”, conta o representante da Associação dos Centros de Formação de Condutores da região, Alex Sander de Freitas. “Realizamos testes com dois fornecedores de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Mas ainda não fechamos o negócio”, completa. Cada aparelho poderá ser utilizado por até três empresas. Inicialmente, a determinação vale para carros de passeios na categoria B. Contudo, a obrigatoriedade deverá ser estendida às demais categorias.

“Sem o simulador, o aluno vai procurar outra autoescola que atenda todos os requisitos. Isso vai fazer com que o aluno economize tempo e dinheiro. Então para os centros de formação basta seguir o que diz a lei”, frisa. As aulas com a simulação ocorrerão ao término das aulas teóricas e antes das práticas. “No simulador o aluno irá passar por situações do cotidiano do trânsito. Além das noções básicas de controle do veículo, ele também irá passar por situações de risco e com a diversidade do tempo”, alerta o representante da associação.