Canal Içara

Canal Içara

28 de outubro de 2020 - 21:57
Economia »
Colônia de Pescadores do Rincão busca idéias no RS
27/03/2007 às 11:20 | icara.sc.gov.br
Para conhecer e buscar idéias de novos projetos para ser implantados no Rincão, a Colônia de Pescadores e a Associação dos Artesãos do Balneário Rincão estiveram na Cooperativa de Pesca (COOPESCA) e na Colônia de Pescadores localizadas na Ilha da Pintada, em Porto Alegre.

A visita serviu de motivação, além de proporcionar o conhecimento. A Secretaria de Agricultura, a Epagri, a Associação Feminina de Assistência Social (AFASI) são as entidades incentivadoras que conseguiram proporcionar a todos um dia muito produtivo e diferente. Os visitantes conheceram o mercado público, onde funciona a peixaria da cooperativa, fizeram o percurso turístico da cooperativa com o passeio de barco que leva os consumidores até a Ilha pelo Rio Guaíba, conheceram o restaurante dos pescadores, o prato típico que é o peixe na taquara e ainda, assistiram uma palestra onde conheceram todo o projeto da pesca artesanal do Rio Grande do Sul.

O médico veterinário Marcelo Pedroso da Epagri foi um dos idealizadores da excursão. Ele já conhecia o sistema, e por fazer acompanhamento com as entidades do município, acredita que esta é uma forma de auxiliar cada pescador da colônia e ainda, os artesãos. “Penso que eles precisam se planejar, organizar o setor, ver que futuramente podem trazer idéias para gerar emprego e renda no Rincão durante o ano todo”.

De acordo com a presidente da AFASI Mida Vianna, foi uma verdadeira injeção de ânimo. “Conhecemos um trabalho barato e de qualidade, que com muita criatividade conseguiu transformar o lixo em luxo”. Segundo ela, a idéia é trazer para o Rincão o modelo para acrescentar na renda familiar. A presidente da Associação dos artesãos do Rincão Alzira de Assis Pereira considerou a visita muito importante e garantiu que em breve a entidade estará com seus colaboradores em curso para aprimorar a qualidade dos produtos oferecidos. “É uma grande oportunidade que estamos recebendo para trazer um pouco de turismo para a região”, destaca.
+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias