logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Com proximidade da tecnologia 5G, projeto sobre antenas voltará ao debate em Içara

Compartilhar:

A tecnologia 5G está em fase de instalação no país. Mas Içara ainda não redefiniu um posicionamento sobre o sinal de telefonia móvel. Existe um projeto na Câmara Municipal desde 2017 para a redução das restrições de novas antenas, atualmente, limitadas a distância mínima de 300m das áreas habitadas da cidade. A proposta de extinguir o raio de isolamento, de autoria do vereador André Mazzuchello Jucoski (PSDB), o Polakinho, está na Comissão de Saúde e Seguridade Social, de onde poderá sair este mês para a continuidade da tramitação.

“Existe uma comissão responsável pela análise do projeto e, por isso, não vou interferir. Deixei os vereadores trabalharem”, indica o autor do projeto. “Vamos marcar uma reunião para definir de uma vez ainda este mês. Acredito que o melhor modelo seja o de Porto Alegre (RS). Com mais antenas, a frequência da radiação torna-se menor e o sinal melhor, inclusive com menos problema para a saúde”, defende o presidente da Comissão de Saúde, Laudelino Calegari (MDB). Segundo ele, após a discussão a votação ocorrerá ainda neste semestre.

Devido a repercussão, uma audiência pública chegou a ser realizada pela Câmara Municipal. Além disso, o Ministério Público se manifestou pela inconstitucionalidade devido a precaução com a saúde humana em um tema ainda controverso, o uso de qualquer bem público sem título oneroso para a instalação das antenas e a necessidade de licenciamento ambiental somente em áreas de preservação.

Tecnolgia 5G será leiloada em 2020

O Governo Federal pretende fazer o leilão do 5G até o fim do primeiro semestre de 2020. O modelo explorará frequências maiores para trabalhos municipais, regionais e estaduais com o propósito, por exemplo, da formação de redes inteligentes para a gestão pública. Desde o dia 7, uma consulta pública está aberta para ouvir a sociedade sobre a proposta de estratégia nacional para a implantação de redes 5G no país.