logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Comércio de Içara atinge quase metade das vendas com cartões

Compartilhar:

Os cheques pré-datados e carnês estão perdendo espaço em detrimento dos cartões de crédito e débito. “A gente vem realmente sentindo a diferença ao longo desses últimos anos. É um crescimento constante. Somente pegando como exemplo a venda de materiais escolares, no período que antecede o retorno às aulas, este ano houve um acréscimo de 15% nas compras com cartão de crédito em relação ao ano passado”, aponta o comerciante Marcelo Casagrande. Segundo ele, aproximadamente 40% das compras foram pagas com cartão.

“O restante das vendas então divide-se entre o crediário e o pagamento à vista. Mas acredito que a tendência é realmente que com o passar do tempo esse tipo de pagamento deva crescer ainda mais”, coloca. “Se faz a compra à vista, a gente tem que carregar dinheiro e ainda tem o risco de ser roubado ou qualquer outra coisa. No cheque, a gente tem que ficar carregando folhas e mais folhas. Se faz em carnê, toda vida tem que voltar na loja. Já no cartão não”, considera o professor Sérgio Alves.

“Confesso que no começo realmente eu resisti. Não tinha confiança. Mas via as pessoas usando cada vez mais. Então comecei a experimentar e depois não larguei mais devido exatamente à praticidade”, justifica. “Tem lugar que eu ainda faço compra no crediário. É uma questão de hábito. Ao longo do tempo sempre foi assim e é difícil mudar completamente. Mas já há alguns lugares que eu uso o cartão de crédito, até porque vejo que as lojas estão começando a cada vez mais valorizar as compras no cartão”, explica a dona de casa Cláudia Ferreira Camilo.

“Ainda há comércios, aqueles mais tradicionais, que contam com muitas vendas no crediário, mas hoje a gente pode dizer que na média metade das compras são feitas no cartão”, estima o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Alexandre Fernandes. “A facilidade é grande e para o comerciante se trata de algo bastante seguro, por isso que todos estão buscando aderir cada vez mais. O comerciante tem uma garantia maior do que em outros tipos de pagamento”, pontua o empresário.