Canal Içara

Canal Içara

19 de agosto de 2019 - 21:54
Economia »
Comércio registra aumento de até 10% nas vendas do Dia das Crianças
14/10/2007 às 13:05 | Lucas Lemos | jornalagoraonline.com.br
As compras para o Dia das Crianças, mais uma vez, ficaram para o último dia antes do feriado. Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara, o crescimento das vendas desta data, cresceram de 6 a 7% em relação ao último ano. Segundo dados divulgados pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), o crescimento das vendas nos shoppings, foi de 9%.

No setor de brinquedos, algumas lojas registraram aumento de até 10% nas vendas. Em outras, não houve crescimento. Trata-se da segunda data em quantidade de brinquedos vendidos. Perde somente para o Natal. Conforme Adriana Bitencourt, proprietária de uma loja no centro de Içara, um dos brinquedos mais procurados em 2007, são os laptops infantis e brinquedos eletrônicos. A mesma informação é repetida pelo proprietário da Casa Otomar, Marcelo Casagrande.

Na lista dos brinquedos mais vendidos, também estão os produtos da linha Hot Wheels. Os carros que desta marca também foram os destaques do natal de 2006. Conforme Casagrande, os problemas em bonecas da Mattel, não prejudicaram a venda das mesmas. Porém, se comparados a três anos atrás, a quantidade de unidades vendidas está inferior. Uma das explicações para o fato é o surgimento dos eletrônicos. Aparelhos e brinquedos com tocadores de músicas no formato MP3, são uma das sensações do momento. Um destes é o carro de controle remoto, com sistema de som, no qual a criança pode colocar a musica que deseja tocar, no brinquedo. O detalhe é que o primeiro carro com som não foi vendido para que uma criança seja presenteada. O destino do brinquedo era um outro adulto.

A escolha dos brinquedos também é influenciada por apresentadores de televisão. Um deles é Augusto Librelato (Gugu). Em seu programa, ele mostra as novidades eletrônicas. Os brinquedos passam a ser procurados no comércio, e isto faz com que os proprietários de lojas atualizem as suas prateleiras. Entre os brinquedos que podem ser encontrados em Içara, é o cofre musical, e o cachorro que dança as músicas MP3 inseridas no eletrônico.

Para a mamãe, Karina Vasconselos Cardoso, a cada ano que passa, se torna mais fácil fazer compras. Isto porque as os lojistas tem realizado mais promoções, e tem facilitado as condições de pagamento. “Isso não quer dizer que a situação dos brasileiros esteja melhor. Nossos salários nunca aumentam”, enfatiza Karina. Questionada sobre o tipo de presente que vai dar ao pequeno Gabriel, de 7 anos, ela revela que para o Dia das Crianças, a sua escolha é por brinquedos. “Todos tem o direito de aproveitar sua infância, até porque ela passa rapidamente”, completa.

A maior fatia de vendas está relacionada a produtos de até R$ 40. Nesta faixa de preço, os brinquedos que compreendem o valor, são em sua maioria, bonecas, carros e objetos de personagens de televisão.

O Dia das Crianças foi positivo também para o setor de vestuário. Conforme o gerente da Atrativa Modas, Everton Silvestre, as vendas aumentaram em 10%, comparando o mesmo faturamento obtido em 2006.

Entre as ações realizadas pelo comércio içarense para o incentivo às compras, está o horário diferenciado. No sábado, dia 6, as lojas do município abriram das 8h30min às 12h, e das 13h30min às 17h. Para chamar as crianças ao centro da cidade, brincadeiras foram desenvolvidas na Praça da Matriz São Donato.
+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas