logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Comunidade de Içara comemora safra da melancia com festa em Campo Mãe Luzia

Compartilhar:

O fim de semana vai ser de muita degustação de melancia no Campo Mãe Luzia, em Içara. Aproximadamente 10 toneladas da fruta foram colhidas até a manhã desta quinta-feira, dia 3, exclusivamente para a festividade na comunidade.

“A média neste ano chegou a 15kg por unidade. O peso não foi melhor por causa da seca no início da plantação e no excesso de umidade na fase de crescimento”, indica o presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar de Içara, Jairo Manoel da Silveira.

Segundo o agricultor, uma das melhores safras ocorreu entre 2015 e 2016, quando o peso médio chegou a 20kg. Ainda segundo ele, aproximadamente 50 famílias continuam a produção de melancia na cidade, principalmente em Campo Mãe Luzia e Coqueiros.

A comemoração da safra acontecerá com novena à padroeira Santa Luzia às 20h30 de sábado e uma programação especial até domingo. No dia 6 a festa terá a pesagem das maiores unidades às 9h, missa às 10h e logo após o almoço com degustação gratuita da fruta.

Na edição deste ano haverá ainda o descerramento do marco do Vale das Melancias às 13h30, além dos tradicionais arremates, olimpíada rural, sorteio da rifa e a competição de maior consumidor de melancia. O encerramento ficará por conta então do Grupo Galera da Vanera em show gratuito a partir das 16h30.