Canal Içara

Canal Içara

13 de novembro de 2018 - 16:06
Economia »
Cooperaliança completa 43 anos de serviços
08/11/2006 às 11:29 | Tais Fernandes
A Cooperaliança completou no último sábado, 43 anos de distribuição de energia elétrica. A história da Cooperativa quase que se funde com a do município de Içara já que é nele que a demanda de distribuição é maior. Hoje a empresa possui 27.228 unidades consumidoras e 26.225 associados beneficiando mais de 100 mil pessoas.

Até chegar a ter o nome que tem hoje a empresa passou por várias transições. Hoje ela é conhecida nacionalmente por ser a primeira cooperativa do país que consegue ser concessionária, tornando-se assim uma cooperativa de capital aberto, controlada pelos associados, destinada a pesquisar, estudar, planejar, construir e explorar a produção, transformação, transporte, distribuição e comercialização de energia, em qualquer de suas formas, principalmente a elétrica, sendo tais atividades regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

Desde 1963, quando foi realizada a histórica assembléia de constituição da Cooperativa de Eletrificação Rural de Içara - como se chamava até então a Cooperaliança -, muitos fatos se tornaram marcos na história da empresa. Um deles foi o término das obras da nova sede (1994), a mesma em que a empresa é instalada até hoje. Ou então em 1996, quando a Cooperativa implantou o projeto de substituição de postes de madeira por postes de concreto e transferência de redes de distribuição do interior das propriedades para as vias públicas. Além disso, a implantação do sistema de redes primárias, instalado na mesma época, contribuiu bastante para a melhoria na qualidade da distribuição.

O Engenheiro Eletricista Edmilson Maragno, responsável pelo sistema de distribuição de energia elétrica da Cooperaliança comenta que antes desse sistema se os vizinhos resolvessem ligar algo dentro de casa na mesma hora a distribuição era interrompida. “As melhorias feitas pela Cooperaliança foram planejadas para o futuro. A cidade cresceu e a empresa não podia ficar no tempo”, declara o engenheiro.

O presidente Pedro Deonizio Gabriel diz que como consumidor ele dá à empresa a nota máxima. “Nunca tive dificuldade em ser atendido pela Cooperaliança. Sempre que precisei dos serviços fui atendido prontamente e de imediato. A verdade é que a empresa cresceu e vem caminhando junto com o desenvolvimento do município”, declara Gabriel.

Grandes investimentos foram feitos entre eles a aquisição do caminhão de “Linha-Viva”. Outro fato que marca a história da Cooperaliança é o constante investimento na área social. Desde as parcerias firmadas, entre elas a com o Hospital São Donato, mostram a preocupação da Cooperativa com o bem-estar da população. Também o projeto “Cooperaliança na Praça” que na última edição atendeu 13 mil pessoas beneficiando-as nos mais diversos tipos de serviço.

“Quanto maior for a demanda de consumidores, maior vai ser sempre a capacidade de distribuição da Cooperaliança, somos motivados para o melhor por uma energia que gera o desenvolvimento”, finaliza o presidente.
+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas