logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

CUT pede mais creches no Sul

Compartilhar:

A falta de vagas nas creches públicas no Sul de Santa Catarina levou os 13 sindicatos filados a CUT Regional (Imbituba até Passo de Torres) a realizarem uma campanha pelo direito a creche pública a todas as famílias. A mobilização será ratificada na segunda-feira, dia 30, das 9 às 14h, na sede do Sindicato da Alimentação, em Forquilhinha.

No evento, será lançada a cartilha “Campanha pelo Direito à Creche – Mais que um direito um dever do Poder Público para com a família”, elaborada pela CUT estadual. O encontro contará com a presença de Luci Choinack. A ex-deputada federal é coordenadora do Movimento das Mulheres Urbanas e autora da emenda que concede direito aos trabalhadores o serviço gratuito para crianças de até seis anos.

O direito a creche é garantindo pela Constituição Federal, porém no Brasil 88,3% das crianças de até três anos não frequentam as instituições. Em Santa Catarina, segundo o Censo Escolar de 2007, as unidades públicas e privadas atendem somente 24% das 368,6 mil crianças da mesma faixa etária. Segundo Rosiane Bento da Silva, diretora do Sindicato dos Bancários, a lista de espera pelas vagas é uma realidade na maioria das creches.