logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Dia das Mães: Procon orienta pesquisa

Compartilhar:

Para evitar que a homenagem às mães vire dor de cabeça, o Procon de Içara dá duas dicas básicas. É preciso pesquisar preços. Além disso, os consumidores devem guardar os comprovantes emitidos pela loja como notas fiscais e certificados de garantia. “Nós do Procon não temos como fazer pesquisa de preços para todas as datas, como fizemos por exemplo para a Páscoa, mas nossa orientação ao consumidor é que pesquise bastante. Vivemos numa crise econômica e devemos sempre procurar um local que ofereça os melhores preços e produtos de qualidade”, defende o coordenador Diego dos Santos.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, independente do prazo estipulado pelo fornecedor, todo produto tem pelo menos três meses de garantia. “Quando é um aparelho eletrônico, por exemplo, e a empresa quer fazer a troca imediata, não há problema. Mas normalmente, é mandado para a assistência técnica. Se tem o serviço no município, é de responsabilidade do próprio consumidor levar para o conserto. Se não houver, é obrigação da loja fazer o encaminhamento”, explica.

Caso a opção de presente fuja dos itens de uso pessoal (como roupas, sapatos, acessórios e perfumes), eletroeletrônicos ou de telefonia, e recaia, por exemplo, sobre móveis, a orientação do Procon é ficar atento à cobrança da montagem. “Se cobrar, tem que ser especificado antes, tem que estar no contrato de compra. É preciso explicar para o consumidor sobre a cobrança”, afirma Diego dos Santos. “Normalmente a montagem não é feita no dia da entrega, mas isso também precisa ficar claro para o consumidor, para que ele possa se programar. A loja que tiver um prazo muito longo acaba perdendo o cliente”, pondera.