logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Epagri realiza Dia de Campo em Içara

Compartilhar:

Mais de 150 pessoas de todo o Sul de Santa Catarina deverão se reunir na propriedade de Salésio e Silésia Cabreira, em Içara, no próximo dia 5. A fazenda modelo na comunidade de Coqueiros é a sede do Dia de Campo Regional. O evento, sob o tema "O leite como base na diversificação na Agricultura Familiar", tratará ainda da humanização do trabalho, segurança alimentar e manejo animal. A inscrição custa R$ 3. E os interessados devem confirmar a presença até esta sexta-feira, dia 31, pelo telefone da Epagri de Içara: (48) 3432-3277.

Acesse:
» 2006: Técnica do pastoreio Voisin é mostrada em Içara

“O Objetivo do Dia de Campo é mostrar para as famílias que trabalham ou pretendem trabalhar com leite, que esta atividade é viável para a sustentação da renda familiar, pois possibilita a diversificação com outras atividades na propriedade, trazendo maior estabilidade econômica e qualidade de vida para as famílias”, explica o médico veterinário da Epagri de Içara e coordenador em pecuária da região de Criciúma, Marcelo Pedroso.

A residência dos Cabreira foi escolhida pelo exemplo que poderão dar. A família migrou da fumicultura para a produção leiteira. E faz o tratamento dos animais basicamente com vegetais homeopáticos ou fitoterápicos. Além disso, maneja a pastagem no sistema Pastoreio Racional Voisin, que divide o terreno em lotes menores para a exploração dos animais. "Há também um projeto em andamento de piscicultura e formação de pomares", explica Marcelo.

Em todo o Sul do Estado, cerca de 250 propriedades são acompanhadas pela Epagri, todas com o Pastoreiro Racional Voisin. São mais de 2,5 mil hectares de pastagens melhoradas em parceria com o Grupo Pecuária Sul, formado por técnicos da Epagri, prefeituras, cooperativas e agricultores de todos os municípios da Região Carbonífera. O projeto também conta com o apoio do Microbacias 2, projeto para o desenvolvimento rural de forma mais sustentável.