logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Estiagem deve elevar preço da carne

Compartilhar:

Tudo indica que a carne branca, a carne vermelha e o leite terão aumento nos próximos dias devido a estiagem e ao calor. Isto porque a pastagem secou com a falta de chuva. Por consequência, o gado demorará mais tampo para engordar e produzir. Já os pintos são prejudicados pela temperatura elevada. Tanto que já existe até aviário com perspectiva de paralisar a produção.

Conforme o gerente de Agricultura e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Secretaria Regional de Criciúma, Jair Antônio De Stéfani, as atividades foram afetadas também em diferentes culturas. Há problema com a produção de arroz, milho e horti-fruti. Com a possibilidade de escassez no mercado, a tendência é então que haja o aumento dos produtos.

“Quem faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar poderá recorrer ao seguro se tiver ocorrido a perda de pelo menos 30% da produção”, ameniza. "O Governo tem linhas de financiamento para incentivar a construção de cisternas. Para isso é preciso de projetos. As propriedades agrícolas devem ser planejadas para a captação de água tanto da chuva quanto de nascentes. Os açudes não dão mais conta", indica como solução.