Canal Içara

Canal Içara

25 de agosto de 2019 - 06:41
Economia »
Estudos sobre girassol são realizados em Içara
08/06/2007 às 11:33 | Tai Forgiarini | jornalagoraonline.com.br
A proximadamente 20 agricultores do município de Içara iniciaram uma nova cultura que poderá ser uma ótima alternativa para o aumento da renda familiar. No início deste ano eles começaram a cultivar girassol, ao invés de milho e feijão no período da safrinha (de janeiro a abril), época que compreende o período pós-fumo. Esse plantio teve caráter experimental, sendo que a partir dos resultados obtidos poderá ser concluído se o girassol se adapta na região e qual a produtividade por hectare, além de detectar possíveis problemas como doenças e condições climáticas adversas.

Segundo o técnico agrícola da empresa Biodiesel Sul, Cássio Aurélio da Silva, caso os resultados sejam positivos a área plantada aumentará consideravelmente. “Para isso estamos acompanhando o desenvolvimento destas plantações e prestando assistência aos agricultores interessados neste cultivo”, destacou.

De acordo com o técnico, o cultivo do girassol em Içara poderá ser duplamente interessante, “pois o girassol possui uma alta capacidade melífera, podendo ser consorciado com a apicultura, gerando cerca de 40 a 60 quilos de mel por hectare”, conclui.

Para esclarecer possíveis dúvidas e orientar melhor os agricultores, a empresa realizará na próxima quinta-feira, dia 14 de junho, um encontro no Salão Paroquial do bairro Vila Nova. Na reunião estará presente o engenheiro agrônomo Gilberto Grando, pesquisador, vindo de Uberlândia (MG), que estuda a mais de 20 anos o cultivo do girassol. O evento inicia as 19 horas e será aberto ao público em geral. Agricultores e apicultores que desejam conhecer melhor esta cultura também são convidados a participar.
+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas