logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

FAO reconhece projeto de seleção e produção de abelhas rainhas da Epagri

Compartilhar:

O método de seleção e produção de abelhas rainhas Apis mellifera desenvolvido pela Epagri está entre as boas práticas para o Desenvolvimento Sustentável da FAO/ONU. O projeto, iniciado em 2010 pela Estação Experimental de Videira (EEV), buscou vencer desafios como a baixa produtividade de mel no estado e o manejo inadequado das colônias. O conteúdo, já disponível em português, será em breve traduzido para inglês, espanhol e francês.

Para esse trabalho, oito apiários de seleção regional foram instalados em diferentes municípios do estado. Nesses locais, as colônias foram selecionadas pela observação das características e do comportamento das abelhas. O objetivo foi identificar atributos como resistência a doenças e parasitas e alta produtividade de mel. Essa é a 12ª tecnologia da Epagri incluída na plataforma.

Com base nas informações obtidas junto aos apicultores, os técnicos da Epagri selecionaram 96 colônias que passaram por avaliação técnica durante duas safras apícolas quanto à produtividade de mel, ao comportamento higiênico e maior resistência ao ácaro Varroa destructor. As colônias que se destacaram foram reproduzidas para avaliação nas safras seguintes.

A reprodução desse material foi feita pelo método de transferência de larvas. “Esse método permite eleger as colônias que darão origem às rainhas e determinar a qualidade delas, uma vez que é possível selecionar as que apresentam melhores características morfológicas, como peso e tamanho ao nascer”, explica a pesquisadora da Epagri, Tânia Schafaschek.

A Epagri, então, forneceu rainhas selecionadas para um grupo de apicultores e iniciou o acompanhamento dos apiários nessas propriedades. Os apicultores também foram capacitados a produzir as próprias rainhas. Em torno de 50 produtores aderiram à tecnologia e vêm aumentando gradativamente a porcentagem de colônias em que substituem as rainhas anualmente.

Os resultados se refletem no incremento de 8 toneladas de mel por safra, o que significa aumento de 30% da produção, e na melhoria sanitária dos apiários, com redução de até 43% na infestação por varroa em abelhas adultas. A renda por colmeia cresceu cerca de R$ 100 por safra. “Além disso, esse sistema fornece condições para a criação de um novo segmento de geração de renda para a agricultura familiar: a produção de rainhas”, destaca Tânia.