logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Férias: Locações temporárias de imóveis podem ser realizadas por até 90 dias

Compartilhar:

Alugar uma casa pode ser uma opção mais econômica do que a hospedagem em hotéis para curtir as férias. A recomendação para uma temporada tranquila é pesquisar em sites confiáveis ou por meio de um corretor de imóveis. “Sites de aluguel de temporada como Airbnb e Booking.com (que realizam todo o trâmite de contratação, inclusive de pagamento) são solidariamente responsáveis por problemas com a locação”, alerta a diretora executiva do Procon de Içara, Karoline Calegari.

Quanto ao contrato, a locação temporária pode durar até 90 dias. É importante formalizar o aluguel mesmo que a locação seja de uma semana apenas. O documento deve conter tudo o que foi tratado verbalmente: data de entrada e saída, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo e número de cômodos, garagem, entre outros. “Em caso de imóveis mobiliados, deve constar também a descrição de seu estado de conservação e a relação dos móveis e dos utensílios disponíveis”, completa.

“Vale lembrar que o fornecedor é obrigado a cumprir com a oferta feita. Se as condições da imóvel forem diferentes do que foi prometido, o locatário tem o direito de exigir a devolução do valor pago”, completa. Caso o locador opte por permanecer no local, a orientação é negociar um abatimento proporcional. Ao final do período de locação, uma nova vistoria deve ser feita para certificar também as condições de entrega do imóvel. Em caso de problemas, as reclamações podem ser realizadas no Procon.


Dicas para uma locação tranquila

- Colete os anúncios e propagandas, bem como recibos, comprovantes de pagamento e as cópias do contrato;
- Peça indicações de amigos e parentes que já alugaram um imóvel na região escolhida, para saber se é perto dos locais onde pretende frequentar pontos turísticos e comerciais;
- Não confie totalmente em fotos publicadas na Internet. Deve-se pedir o máximo de fotografias do imóvel para o proprietário para evitar desconforto e surpresas.
- Evite pagar integralmente a locação de forma antecipada, lembrando que deve-se exigir o envio da confirmação de pagamento;
- Desconfie caso o valor de aluguel do imóvel esteja muito aquém do ofertado no mercado;
- Observe as condições de acesso ao local, a infraestrutura da região, se há padarias, açougues, supermercados próximos, bem como as condições de segurança do imóvel.