logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Guarda-costa: o especialista em proteção

Compartilhar:

Em um mundo cada vez mais violento, o investimento em segurança se tornou necessário. Na área de segurança, os alarmes e as roupas a prova de bala já não são suficientes para eliminar os perigos que rondam, principalmente, empresários, políticos e artistas. Neste caso, uma das soluções é o guarda-costas.

O serviço ainda é elitizado porque o custo para contratar um segurança particular não é dos mais acessíveis. O profissional capacitado para a função tem um salário de no mínimo R$ 2,5 mil. A explicação para este valor está na preparação e nos riscos que a pessoa se dispõe a passar para proteger o cliente.

Em Santa Catarina, uma das empresas especializadas na formação de guarda-costas é a Treinavil, de Itajaí. Foi lá que o içarense Jucemar Amândio, de 41 anos, se formou no último dia 16. Ao todo, foram 40h de curso preparatório. Agora, a expectativa é pelo diploma, que ainda será certificado na Polícia Federal.

Desde que iniciou no ramo de segurança, em 2002, Jucemar não parou de buscar especialização. Além do curso para ser guarda-costas, ele também fez aulas para vigilante, transporte de valores, escolta armada e defesa pessoal. Este último foi realizado na Academia Sidney Santos, em Içara, com técnicas para a imobilização do agressor.

Com tantas opções para atuação, nunca faltou serviço para ele. A única reclaração de Jucemar é a falta de valorização. “Nós somos um escudo para os clientes. Damos a vida para proteger alguém. Mas, não somos reconhecidos", explica.


O CURSO DE GUARDA-COSTAS

Para se tornar um profissional preparado para a segurança particular, é necessário participar de um curso certificado pela Polícia Federal. Na Treinavil, as aulas são destinadas ao estudo do código penal, elaboração de equipes de trabalho, tiro avançado, técnicas de anti-sequestro, direção tática e memorização.


PROFISSÃO EM DESTAQUE NO FILME "O GUARDA-COSTAS"



Um dos filmes que mais ressaltaram a função do segurança particular no cinema foi “O guarda-costas”, lançado em 1992. A história conta a trajetória de uma cantora, interpretada por Whitney Houston, que estava recebendo cartas com mensagens ameaçadoras. Paraprotege-la, um profissional foi contratado: Franck (Kevin Costner). Confira o clipe do filme no player acima.