logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Içara rompe novas fronteiras com Cuba no desenvolvimento da tecnologia

Compartilhar:

Cuba vai se redescobrir com uma nova constituição e a abertura das fronteiras. E o mundo também conhecerá melhor a ilha no mar do Caribe com a expansão dos habitantes ao resto do mundo. Motivado pelo interesse de construir novas tecnologias, Joel Ayata formou-se em Engenharia de Software em uma das instituições mais renomadas do país, a Universidade das Ciências Informáticas, onde também lecionou. Estudou também a Internet das Coisas em 2016 no Japão e agora está no Brasil para compartilhar conhecimento.

Aos 28 anos, o primeiro contato de Joel com uma empresa privada ocorreu em Içara. Ficou até assustado com a quantidade de cursos destinados a preparar candidatos a empregos. "Me pareceu estranho. Falei o que sabia e a minha experiência. Quando falamos a verdade, não há erro", afirma o novo desenvolvedor da Portabilis Tecnologia. A ideia dele é ficar no Brasil para ajudar a família. O envio de recursos estrangeiros para Cuba forma inclusive parte da base econômica do país.

"O brasileiro é muito parecido com os cubanos. As vezes, penso que a única diferença é o idioma. Todos são agradáveis. Não tive um choque cultural. Mas não esperava uma recepção tão calorosa", completa. "Chamou muito a atenção a preparação técnica e o alinhamento com os valores da empresa. Valorizamos quem quer crescer. Ele representa muito isso. Está sempre se aprimorando. Acreditamos em profissionais que buscam ser melhores todos os dias", afirma o CEO da Portabilis, Tiago de Faveri Giusti.