logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

IPTU terá vencimento em 20 de janeiro

Compartilhar:

A Prefeitura de Içara vai manter o vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em janeiro pelo segundo ano consecutivo. O que vai mudar é o dia de vencimento da cota única ou da primeira parcela, em caso de quitação fracionada, postergado para 20 de janeiro.
“Facilita para as pessoas porque elas estão com o 13º salário ainda reservado e então aproveitam para pagar. Foi uma data que conseguimos provar que é muito boa para a cobrança do IPTU”, analisa o secretário municipal de Finanças, Eduardo Rocha.

“Quando era março, tinha-se a impressão de que havia muita cobrança, com o início das aulas, a matrícula, o material escolar, entre outros gastos, então as pessoas sentiam um pouco mais de dificuldades, até porque já não havia mais uma reserva como se tem do 13º salário”, pondera. “É um dinheiro que você já começa o ano com ele e faz a divisão conforme a necessidade, ao contrário de outros impostos que vêm de forma mensal”, ressalta.

“Estamos fazendo o recadastramento imobiliário, ou seja, o serviço de identificar prédios em áreas onde no IPTU consta apenas o terreno baldio, mas estamos em dúvida se vamos aplicar ainda este ano. Temos mais uma semana para decidirmos isso, pois há algumas inconsistências e não queremos nos aventurar”, aponta. Quem tem outras dívidas com o Município receberá até 10% de abatimento enquanto quem estiver em dia terá desconto de 15%. “Considerando a inflação, que está fechando em 7%, são descontos significativos”, entende o secretário.

Quanto ao formato de cobrança, Rocha garante que deve seguir da mesma forma como vem ocorrendo nos últimos anos, ou seja, sem a existência de carnês e com emissão online do boleto. “É uma medida que se tornou uma economia para a prefeitura e passamos a usar a Internet, meio com o qual muitas pessoas já estão acostumadas. E quem não tiver acesso pode se dirigir diretamente à prefeitura ou então em postos de atendimento que serão montados”, apresenta.

Içara tem R$ 30 milhões judicializados

Atualmente, a Prefeitura de Içara cobra judicialmente mais de R$ 30 milhões de dívidas de contribuintes. Os valores são referentes ao IPTU e a outros tributos municipais. Para quem quiser quitar a dívida existente, a Administração Municipal conta com um atrativo.
“Quanto à dívida em si, nós não podemos dar desconto, até porque seria negar receita e isso não podemos fazer. Mas para quem pagar à vista, temos desconto de 90% em cima dos valores de juros e multas. Para quem pagar parcelado, o desconto é de até 50% sobre juros e multa. E isso vale até para quem tem dívida ativa já judicializada”, informa Eduardo Rocha.