logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Maioria considera importante antecedentes criminais

Compartilhar:

Os antecedentes criminais devem ser apurados na hora da contratação para 90% dos leitores do Canal Içara. Outros 6% consideram que o retrospecto não deve ser levado em consideração. Além disso, 4% apontam não ter opinião formada sobre o assunto. Ao todo, a enquete do portal contou com a participação de 48 internautas entre os dias 1 e 8 de maio.

Entretanto, a certidão negativa de antecedentes criminais pode ser exigida somente em algumas situações. O entendimento do Tribunal Superior do Trabalho é que a legitimidade ocorre em atividades que envolvam o cuidado com idosos, crianças e incapazes, o manuseio de armas ou substâncias entorpecentes, o acesso a informações sigilosas e transporte de carga.

Profissionais que atuem com ferramentas perfurocortantes, bancários, além daqueles que atuam com substâncias tóxicas e entorpecentes também devem apresentar a certidão. Nos casos em que não é necessária a apresentação dos antecedentes criminais, o dano moral é gerado independentemente de o candidato ao emprego ter sido admitido.