logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Na medida certa contra o desperdício

Compartilhar:

Por conta do trabalho, para conquistar a independência ou porque resolveu trocar de cidade. Os motivos que levam uma pessoa a sair da casa dos pais são muitos. Entre os novos desafios está aprender a comprar alimentos na medida certa. A maioria das pessoas acaba excedendo e, por isso, o desperdício é inevitável. Para esses, uma excelente opção ganhou espaço nas prateleiras de supermercados. São os produtos em tamanho menor. Leite em caixa de meio litro, ovos vendidos em meia dúzia e pão fatiado em pacote pequeno. De forma mais compacta, esses itens facilitam na hora de fazer as compras.

A arquiteta de interiores Juliane Cardoso mora com a filha em um apartamento de Içara. E, como são apenas as duas em casa, ela tenta evitar o desperdício. “Eu compro muito esses produtos em embalagem menor. Até aqueles pratos congelados agora estão vindo em porção pequena. O que facilita muito, antes eu comprava maior, gastava mais e acabava indo muita coisa fora”, relata.

Além disso, Juliane também procura comprar em grande quantidade apenas os produtos que possuem prazo de validade estendido. “Eu compro comida todos os dias ou como em restaurante, portanto, geralmente não têm sobras. Costumo fazer rancho para produtos de limpeza e higiene. E geralmente tenho em casa cereais, bolachas, iogurte. O resto, compro diariamente. Quando saio do trabalho no fim de tarde, passo e compro o que vou tomar de café e comer a noite”, afirma.

No caso da jornalista Francis Leny Cachoeira, a situação se repete. Ela comenta que hoje em dia não desperdiça tanto porque aprendeu a comprar somente aquilo que irá consumir. “Eu não chego a jogar fora porque compro em pequena quantidade. Mas já deixei de comprar muitas coisas por vir em embalagem grande. O que, inevitavelmente, acabo desperdiçando mais é presunto, pão, essas coisas”, pontua.

Apesar de alguns produtos já serem comercializados em embalagens para pessoas que moram sozinhas, Francis Leny acredita que muitas empresas erram por não se aterem a essa questão. “As empresas pecam em não pensar no cliente que reside sozinho, pois em alguns casos deixam de vender. Em alguns supermercados existe essa opção, como por exemplo, o pão de sanduíche ser vendido o pacote pela metade. Isso é ótimo porque é na medida certa”, comenta.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam que cerca de 4 milhões de domicílios no país contam com apenas um morador. E é por conta desse grande número de moradores independentes que as empresas sentiram a necessidade de criar produtos direcionados a essa classe. O denominado “mercado single” vem crescendo a cada dia. Há fatia de pizza, batatas picadas e até cebola em cabeça pronta para uso.