logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

O sucesso financeiro de um casal

Compartilhar:

Ter uma vida financeira estável é o desejo de todos os casais que iniciam um relacionamento. Mesmo parecendo difícil, a missão não é impossível. Basta um pouco de tempo, conversa e disposição. Segundo o assessor de Investimentos, Ramon Thomé Giassi, da XP Investimentos de Criciúma, o primeiro passo é definir o perfil do casal. Saber quem é o poupador, o gastador, o financista, o desligado, por exemplo, ajudará na hora de definir o que e onde investir. No Box abaixo do texto você confere os perfis e descobre quem é quem na vida financeira.

Conteúdo relacionado:
Especial » Matérias do Jornal Agora


Outra dica do assessor é ficar atendo aos investimentos feitos em moradia. “Cuidado com as taxas dos financiamentos. Às vezes é melhor poupar para depois comprar, e continuar vivendo de aluguel”, comenta. Ramon também alerta que quem compra carro pensando em concretizar um investimento, pode perder dinheiro. “O carro possui grande desvalorização. Possui muitos custos invisíveis. Sua família precisa mesmo de mais de um?”.

Quando o assunto é educação dos filhos, a visão precisa ser no futuro, com a garantia de colher bons frutos a longo prazo. “Educação é sempre um ótimo investimento, conhecimento gera riqueza a longo prazo. Se os pais resolverem investir R$ 50,00 por mês, desde o nascimento da criança em uma aplicação de maior rentabilidade, sua faculdade já estará paga quando ela fizer 18 anos”, lembrou.

Outro fato que deve ser dada atenção é quanto a investimentos para a aposentadoria. Quem não pensa na aposentadoria agora, pode depender dos filhos no futuro. Fazer seguro de vida mesmo ainda estando na juventude, pode garantir uma terceira idade mais tranqüila e segura. “Utilize a regra do 100: 100-sua idade = o que você deve investir em renda variável (ações ou fundos). Busque auxílio com profissionais especializados. Evite Previdência privada e títulos de capitalização. Faça a sua própria previdência sem precisar pagar todas as taxas”, orientou o assessor.

Utilizar os juros ao seu favor é ter o dinheiro trabalhando para você. Uma diferença de 0,5% a mais nos juros a seu favor pode resultar em 585% a mais na sua conta em 30 anos. “Poupe no mínimo 10% do que ganha (o ideal é 20%). Poupe primeiro, e aprenda a viver com o resto. Diminua seu padrão de vida hoje, para não diminuí-lo na velhice”, finaliza.

INOVAÇÃO: O assunto foi tema da palestra Casais Inteligentes Investem Juntos, realizada na semana passada, na sede da XP Investimentos, em Criciúma. O escritório foi inaugurado em novembro do ano passado. Segundo Thomé, a quantidade de investidores da região acabou levando a abertura do escritório na cidade. Atualmente a XP tem o maior programa de educação financeira do país, está entre as dez maiores do Ranking Bovespa e é a corretora que mais cresce no Brasil.

A missão da empresa é ensinar as pessoas a investir na Bolsa, oferecendo atendimento personalizado aos clientes. “Muitas pessoas que não investiam por medo, aprenderam com a XP que o mercado é cheio de oportunidades”, comentou.

Atualmente, a XP conta com mais de 120 escritórios e afiliados, mais de 600 assessores de investimentos e já capacitou mais de 150.000 investidores. A empresa também promove palestras sociais. “Em Janeiro ajudamos a Associação das mulheres voluntárias do Mirassol, na Içara e em março ajudaremos o Lar São Vicente de Paula em Araranguá”, finalizou Ramon. Informações: (48) 3046-9902.


- CONFIRA O PERFIL DE CADA UM:

- Poupadores: Sabem que é importante guardar, mas tem fama de “pão duros”
- Gastadores: Gastam toda a renda, às vezes, até um pouco mais, pois o amanhã pode não existir
- Descontrolados: Não sabem quanto dinheiro entra, nem percebem quando sai da conta.
- Desligados: Gastam menos do que ganham, mas não sabe exatamente quanto
- Financistas: Elaboram planilhas, andam com calculadora e lista de compras nos supermercados


- TIPOS DE CASAL:

- poupador x gastador - Se nada for feito, a separação está próxima
- poupador x descontrolado - Raramente este casal terá sobra de dinheiro
- poupador x desligado, Nunca terão discussões por causa de dinheiro
- poupador x financista, Vida financeira muito próspera
- gastador x descontrolado, Quando as contas começarem a chegar a briga está feita
- gastador x desligado, Este casal vai precisar de um consultor financeiro para melhorar sua capacidade financeira
- gastador x financista, Casamento da Emoção com a Razão
- descontrolado x desligado, Nunca conseguirão acumular riqueza, pois acreditam que isso NÃO depende deles
- descontrolado x financista, Tempestade a vista
- desligado x financista - Relacionamento sem maiores problemas


Na edição 167 do Jornal Agora você também confere:

Jornal Agora

» POLÍTICA: Associações elegem nova diretoria da Uaci

» ESPORTES: Praião é definido por times de Içara