logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Opinião: Empreendedor meia boca

Compartilhar:

Há muito tempo, Diego Alberto se arrasta de segunda a sexta para ir ao trabalho maldizendo ter que encarar novamente aquele chefe mal encarado. Pedrão, um ex-jogador de basquete, é o seu chefe. Ele tem o perfil de um administrador de prisão de cidade grande. Faz tempo que Diego sonha com o momento de estufar o peito e dizer sem medo: ME MANDA EMBORA!.

Acontece que Diego é um cara que empurra com a barriga. Isso é a arte de evitar o hoje e o agora. Esse arrastamento cada dia mais pesado, mantém uma pessoa conectada com o passado. É uma espécie de bloqueador que consegue amarrar a execução de uma escolha ou decisão que o pobre do Diego já tomou há muito tempo. Ele vive estressado, ansioso como, aliás, se comportam todas as pessoas que fazem sempre o adiamento das coisas sua maneira de viver.

Diego tem muitas ideias para montar o seu negócio próprio e até já tem um bom capital inicial. O seu único defeito é fugir do presente, é adiar, empurrar com a barriga e esperar eternamente as melhores condições para começar o próprio negócio. É mais fácil deixar para amanhã do que assumir que desistiu da ideia ou, que não teve coragem. Ele foge inconscientemente do momento de abraçar a causa. Ele parece esperar que o destino se resolva sozinho, e ao invés de gritar ADEUS PEDRÃO ele ouça um: Você está despedido!.

Diego sabe que está num emprego onde não tem nenhuma chance de progredir, onde seu potencial de gestor e capacidade criativa nunca serão ao todo aproveitadas. Sabe que seu futuro é ser empreendedor, mas tem medo do negócio não dar certo, ou de não gostar de ser o dono do próprio negócio. Parece ter desconfiança das conseqüências do sucesso. Ou não saber que está criando, tijolo por tijolo, a sua autodecepção.

Quem tem perfil empreendedor, é criativo e quebra padrões. Não perde tempo buscando um emprego dos sonhos, numa empresa maravilhosa, com um chefe gente fina. Isso é miragem, simplesmente não existe. Se você vive um drama parecido com o do Diego Alberto, pare tudo e pense por alguns minutos. Identifique a sua melhor ideia e comece a desenvolver seu plano de negócio. O fato de começar ajuda a quebrar essa antiga mania de empurrar com a barriga e também diminui a ansiedade no seu relacionamento com o patrão e o ambiente de trabalho. Reserve uma hora ou duas por dia para trabalhar no plano. Não fique esperando para a semana que vem, para ter mais tempo e fazer bem feito. Lembre-se que o mais indispensável na sua vida é não empurrar com a barriga. É fazer já!!!