Canal Içara

Canal Içara

06 de dezembro de 2019 - 10:49
Economia »
Orquidário de Içara é premiado 13ª Festival de Orleans
10/12/2018 às 16:54 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
João Gabriel da Rosa [Prefeitura de Içara]
São de Içara as diferentes orquídeas premiadas nos últimos eventos do circuito de colecionadores do Estado de Santa Catarina. Na comunidade de Vila Nova, interior do município, as plantas são cultivadas com amor e dedicação pelo orquidófilo José Carlos Budny. No último mês, o içarense teve plantas premiadas em mostras de Florianópolis e Palhoça, e no domingo, dia 9, conquistou o troféu no 13ª Festival de Orquídeas em Orleans.

De acordo com Budny, a orquídea vencedora em Orleans é a Laélia Purpurata, planta símbolo do Estado de Santa Catarina. “Foi uma planta bastante exportada entre as décadas de 1920 e 1940, o que deu a Santa Catarina o título de maior exportadora de orquídeas do país”, explica. Diferente das espécies comercializadas nos supermercados e floriculturas, que florescem mais rápido, a Laélia leva entre cinco e seis anos para florescer pela primeira vez, e depois, floresce todos os anos entre novembro e dezembro.

"É um trabalho realizado com amor, horas de dedicação mas que gratifica. No caso da Laélia, utilizamos as melhores mudas, até chegarmos a este patamar de excelente qualidade”, destaca. “A planta ganhadora não tem curvaturas, este é um dos aspectos que o colecionador/jurado olha. Para chegarmos a este patamar, há alto investimento e muito cuidado. A tendência ao encontrarmos a planta é ela estar torta, mas vamos fazendo cruzamentos até ficarem perfeitas”, detalha.

Uma planta simples custa em torno de R$ 15. A orquídea vencedora, que passou por vários processos de melhoramento, custa mais de R$ 1 mil. Além do lilás, a planta também pode ser encontrada em diferentes tons de rosa. “Chegamos a cor da planta vencedora com o melhoramento genético”, explicou. O Festival de Orquídeas de Orleans reuniu aproximadamente 2 mil plantas com mais de 20 espécies de orquídeas e em torno de 1 mil mudas dispostas para comercialização. O evento é um dos maiores do Brasil que envolvem a Laélia.

O orquidário da Família Budny também está na Rota de Turismo Rural de Içara. “Sempre incluímos o orquidário nos roteiros de excursões e grupos de outros estados pela beleza que encanta os olhos dos visitantes”, comenta o diretor de Turismo de Içara, Higor Robetti. Visitas podem ser agendadas pelo telefone (48) 99974- 0492.
+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas