logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Porque o comércio fechou?

Compartilhar:

As lojas e supermercados de Içara não abriram neste sábado, dia 15. Isto por causa da Proclamação da República. Em 2008, a mudança no sistema de governo completa 119 anos. Mas, você lembra quem foi o protagonista deste ato?

Apesar de existir um feriado para a Proclamação, poucas pessoas lembram o que a data significa. Confira como tudo começou:

O plebiscito que legitimou a república brasileira ocorreu somente em 21 de abril de 1993. Nesta época, 86% dos eleitores se mostraram favoráveis ao sistema de governo.

Apesar de a votação ter acontecido recentemente (há 15 anos), a consulta popular foi idealizada na noite do dia 15 de novembro de 1889. Nesta época, o comando do Brasil estava sob o controle de Dom Pedro II, que mantinha a monarquia no país. Mas, essa realidade mudou com um golpe de estado liderado por Marechal Deodoro da Fonseca.

Entre os motivos para Proclamação da República estavam crises econômicas, militares, políticas, sociais e religiosas. Após a queda de Dom Pedro II, ele voltou para a Europa.