logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Preço do fumo é reajustado em 13,1%

Compartilhar:

Uma nova rodada para a negociação do fumo foi iniciada nesta semana. E na terça-feira, dia 24, as empresas fumageiras entraram em um consenso com os produtores. Para a matéria-prima estocada na safra de 2009, o valor do produto será ampliado em 13,1% em relação ao preço do último ano.

Acesse:
» Fumageiras trancam negociações
» Sindicato negocia aumento do fumo

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Içara, Jair De Stéfani, o acréscimo não cobre as despesas com os insumos. Desde dezembro do ano passado, quando iniciaram as discussões, ele já ressaltava que o custo de produção aumentou 13,5%. Por isso, o reajuste esperado era de 27,9%. A empresa ATC chegou a oferecer 22%. Mas, voltou atrás pressionada pelas grandes indústrias do ramo.

Em contrapartida, alguns benefícios foram conquistados. Atualmente, o repasse do dinheiro estava acontecendo até 10 dias após a comercialização. Agora, o acordo prevê que o pagamento aconteça antes do quinto dia útil após a entrega. Caso o prazo seja ultrapassado, o produtor terá direito a uma compensação financeira.

Outra meta defendida pelos sindicatos é a antecipação das discussões. A safra de 2010 terá as negociações iniciadas em julho de 2009. Assim, o produto da próxima colheita já terá um preço definido. Isto evitaria a repetição do cenário deste ano, em que cada produtor negociou individualmente o preço do fumo enquanto não se tinha uma definição entre os representantes das categorias.