Canal Içara

Canal Içara

19 de agosto de 2019 - 07:49
Economia »
Primeiro passo para diminuir desperdícios é gerenciar os custos
10/06/2019 às 21:50 | Redação | com a colaboração de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
Lucas Lemos [Inoova Comunicação]
Em todo o mundo, quase 30% dos alimentos produzidos são perdidos. Somente no Brasil, o volume seria suficiente para alimentar todos que passam fome. Os números demonstram o desperdício tão presente na cadeia produtiva e deixam em evidência a importância de melhorar os processos. Pode ser com matéria-prima; energia elétrica ou térmica, qualificação; uso de ferramentas adequadas, redução do absenteísmo ou ainda uma gestão mais eficaz.

"O custo é necessário para produzir. O desperdício não", lembra o mestre em Engenharia de Produção, Flávio Lima. "É necessário conhecer o valor da matéria-prima, dos processos, pessoas, taxas e impostos, além de uma margem de lucro para a definição do preço ideal e o cálculo da diferença com o preço real", enaltece o especialista em administração estratégica, Alex Fabian Antônio. Os facilitadores da startup Reduza Custos apresentaram na prática como melhorar a eficiência em Içara nesta segunda-feira, dia 10.

A redução de custos apresentada na Unisul de Içara foi o sexto módulo do Programa Práticas de Gestão da Associação Empresarial de Içara. A capacitação iniciou em março com fluxo de caixa, trabalhou ferramentas internas de venda, técnicas para melhorar a relação externa, promoção de ideias e pessoas, além de gestão financeira com diferentes especialistas. O encerramento será sobre gestão de processos e produtividade no próximo dia 24.
+ Economia
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas