logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Safra do milho fica acima da média estadual em Içara

Compartilhar:

Terceiro principal segmento da agricultura em Içara, com impacto financeiro inferior apenas ao fumo e as verduras/hortaliças, a produção de milho teve uma safra positiva em 2017/2018. Conforme dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a produtividade ficou acima da média estadual. Enquanto Santa Catarina colheu aproximadamente 125 sacas por hectare, no município o número chegou a 200 sacas. A cidade possui 3,5 mil hectares de plantio.

Segundo o engenheiro agrônomo da Epagri, Luiz Fernando Coan, a safra de grãos é contada em ano agrícola e não civil. “A nova safra começou em julho e vai até o mesmo período em 2019. Na safra de 2017-18, Içara teve uma grande produtividade na plantação de milho, seja a safrinha, que é plantada em janeiro, ou na segunda safra, que é plantada em agosto ou setembro”, informa.

As lavouras de milho em Içara, no entanto, não são totalmente direcionadas à produção de grãos. Aliás, essa é a menor parte. De acordo com os dados da Epagri, do número total de área plantada, 1,350 mil hectares são dedicados ao cultivo de grãos. No restante, os agricultores trabalham com a silagem (para alimentação de animais). Nessa última safra, Içara teve também 2 mil hectares de feijão plantados e 400 hectares de soja, além de 2,35 mil hectares de arroz irrigado.