logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

SC é o quarto maior produtor de leite industrializado do Brasil

Compartilhar:

Com 2,44 bilhões de litros de leite captados pelas indústrias, Santa Catarina já superou Goiás e aparece como quarto maior produtor de leite industrializado do país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foi o único Estado entre os principais produtores de leite do Brasil a apresentar um crescimento na produção em 2016. Enquanto a captação de leite pelas indústrias no Brasil diminuiu 3,7% no último ano, em SC subiu 3,82%. Nos últimos 12 anos, o crescimento foi superior aos 10% ao ano.

Os números se referem à captação de leite cru pelas indústrias inspecionadas, o que representa 76% do total produzido em Santa Catarina. A estimativa é que a produção de leite do estado gire em torno de 3,2 bilhões de litros, incluindo o leite consumido pelas famílias rurais e na alimentação de animais. “O setor leiteiro é um grande destaque de Santa Catarina e vem passando por grandes transformações, com o investimento em pastagens, tecnologias e genética”, ressalta o secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.

“Com clima favorável, mão de obra qualificada e presença de pastagem o ano todo, Santa Catarina tem todas as condições para produzir leite bom, a custo competitivo e com qualidade”, afirma o secretário adjunto da Agricultura, Airton Spies. Atualmente o Estado conta com programas e projetos que incentivam os investimentos em irrigação, pastagens, infraestrutura e melhoramento genético, além dos esforços para garantir a sanidade animal, com indenização de produtores e identificação do rebanho.