logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Sindilojas de Içara e Região abre negociações coletivas com comerciários

Compartilhar:

O Sindicato dos Comerciantes Varejistas e Atacadistas de Içara, Morro da Fumaça e Balneário Rincão retomou as negociações da convenção coletiva nesta quinta-feira, dia 4. A primeira reunião com o sindicato laboral ocorreu com a indicação de Ernani Dagostin pelo presidente Marcelo Casagrande para a condução da comissão destinada a formação de um acordo. Segundo Ernani, a primeira rodada foi importante para demonstrar a necessidade de avanços e adequações, “fazendo valer as normas conquistadas com a Reforma Trabalhista”.

Conforme o advogado Lauro Mór, a data-base da categoria é 1 de maio, mas CCT foi estendida até 9 de agosto. Portanto, todas as cláusulas ainda estão em vigência, inclusive aquelas condicionadas a obtenção da certidão de adesão, por exemplo, para o uso do banco de horas; intervalo intrajornada diferenciado; a troca de dia de feriado por outro dia, além da economia com a taxa única sindical para uso de todos os benefícios da entidade patronal, por exemplo, descontos em serviços conveniados.

“Muito embora a maioria das empresas tenham optado em repassar antecipadamente 100% do INPC acumulado dos últimos 12 meses (5,07%), as negociações para composição das demais cláusulas precisam continuar para ter a CCT renovada com vigência até 30 de abril de 2020”, indica Lauro. Mais de 1,3 mil empresas fazem parte da base territorial do Sindilojas de Içara e Região. São ao todo 5 mil pessoas inseridas no mercado pelo setor nas três cidades. Os trabalhadores terão uma assembleia na próxima semana, quando ocorrerá uma nova rodada de negociação.