logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

TransGas é disputada por quatro cidades

Compartilhar:

Além de Içara e Criciúma, a TransGas Development Systems é disputada por Treviso e Lauro Müller. O trabalho do Governo do Estado para a produção de fertilizantes a partir do carvão ocorre desde o primeiro semestre deste ano. O município que irá receber a empresa e o consequente investimento de R$ 2,7 bilhões ainda não foi escolhido, embora técnicos já tenham visitado a região e sido informados sobre suas potencialidades.

Para o prefeito Márcio Búrigo, a importância de Criciúma como polo regional pode pesar a favor do município. "Quando uma empresa multinacional, como é o caso da TransGas, escolhe uma cidade para se instalar, ela observa as vantagens e desvantagens oferecidas. Nós temos a maior e melhor rede de escolas, seja de formação, de ensino superior ou técnico, a maior rede de saúde, de lazer e atividades sociais. E isso é um ponto positivo", considera.

Criciúma é apontada também pelas condições de sediar a planta. "Para cá virão pessoas do mundo inteiro que procurarão construir suas vidas aqui. Neste sentido, Criciúma é uma candidata muito forte. Estamos de braços abertos para receber essas pessoas e esse investimento. Já oficiei o governador, o vice-governador, senadores e deputados. Pedi a eles que se lembrem de nosso município sempre que tratarem da vinda da TransGas", coloca.

“Não conseguimos tomar conhecimento do projeto ainda. Fiz a solicitação, mas não recebi o material até o momento", explica o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon. Mesmo assim, reafirma o interesse. "Os pontos positivos são a logística e a localização. A logística pela proximidade com a rodovia [BR-101] e a ferrovia [Tereza Cristina], o que permite o acesso rápido ao porto de Imbituba. Somos privilegiados neste sentido. Quanto a localização, Içara está entre duas capitais: Florianópolis e Porto Alegre", sublinha.