Canal Içara

Canal Içara

26 de abril de 2019 - 12:57
Economia » TransGas
TransGas mantém interesse em Içara
04/12/2014 às 12:45 | com informações de Rafael Cardoso, do Governo do Estado
Governo de SC
A resistência enfrentada pela TransGas na instalação de uma usina de energia de mil megawatts em Manhattan (EUA) não deve se repetir em Içara. Do contrário, o projeto da produção de fertilizantes através da gaseificação do carvão será levado a outra cidade. As condições foram apresentadas pelo presidente da empresa Adam Victor à comitiva catarinense em reunião na tarde desta última quarta-feira, dia 3. A conversa em New York durou cerca de quatro horas.

“Mesmo ciente das dificuldades, até por tratar-se de um projeto de grande complexidade cujo investimento alcança os R$ 2,7 bilhões, Victor manteve o interesse em nosso Estado e em nosso carvão”, destaca o vice-governador Eduardo Pinho Moreira. Mas a viabilidade do empreendimento depende ainda de um comprador da produção. “O Governo do Estado não será o comprador, mas sim, o indutor deste processo. A possibilidade de recebermos este empreendimento ainda é muito grande, por isso, vamos nos empenhar ao máximo”, destaca.

Além da obtenção das licenças ambientais, a mina arrolada no processo precisa ser regularizada para abastecer a produção. “Os alemães que detêm a tecnologia da produção de fertilizantes através da gaseificação do carvão só irão para Santa Catarina se essas questões estiverem superadas”, enaltece Adam. “Ainda não perdemos essa batalha e de minha parte farei o que estiver ao meu alcance para que nosso município receba esse vultoso investimento”, destaca o vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafin.

A negociação tem a participação também da SCPar na parceria público-privada e na utilização do Porto de Imbituba, do qual é administradora. O técnico fazendário Renato Lacerda está empenhado nas questões mais específicas que auxiliarão no trabalho do Governo ao conduzir o processo de viabilidade do empreendimento. E o engenheiro Fernando Zancan, do Sindicato de Empresas Extratoras de Minérios de Santa Catarina, ao suporte na questão de viabilidade e capacidade de extração das minas que podem ser utilizadas no projeto.
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas