logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Voluntário oferece capacitação

Compartilhar:

O mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação por parte dos candidatos às vagas. Em localidades menores, como o Balneário Rincão, muitas vezes esse tipo de qualificação não está ao alcance de todos, pois além do alto custo dos cursos, geralmente eles se encontram em cidades vizinhas, o que dificulta pela distancia e acaba inviabilizando a freqüência. Notando essa carência e percebendo a ansiedade de muitos pelo conhecimento, em aprender e também se qualificar, Rogério da Cruz, formado em Engenharia Mecânica, já aposentado e morador do Balneário Rincão há sete anos, resolveu transmitir seus conhecimentos gratuitamente às pessoas interessadas.

Na juventude, Rogério foi sargento mecânico da Força Aérea Portuguesa, indo logo após para a França, onde trabalhou na Sociedade Industrial de Motores e Carrocerias Automotivas (Simca). Trabalhou ainda 10 anos em São Bernardo do Campo. E, foi instrutor técnico do Instituto Técnicológico de Canoas (Itec), no Rio Grande do Sul, além de ter sido proprietário e instrutor da PIPteste durante 10 anos.

“Resolvi dar o curso para ter também uma atividade dentro da área que eu gosto e transmitir meus conhecimentos para os que buscam uma melhor qualificação”, explica Rogério. Desde o dia 17 de maio, 22 alunos, entre homens e mulheres, adquiriram conceitos básicos sobre: mecânica, eletricidade, injeção eletrônica de combustível e eletricidade automotiva. Uma das alunas, Salete Potricos, conta que resolveu fazer o curso para ter um pouco mais de conhecimento sobre o seu carro. “É importante eu ter uma noção do defeito quando levo o carro em uma mecânica, entender o que dizem e saber pelo que estou pagando”, revela ela.

Já Josimar Rodrigues Silveira revela que sempre teve vontade em aprender mecânica de automóvel. “Penso no futuro montar uma mecânica elétrica. Eu não sabia nada e agora já tenho uma noção. Este curso foi muito importante para mim. Aprendi muitas coisas e já me sinto capaz de resolver pequenos problemas”, contou Josimar, empolgado. Os cursos são ministrados nos períodos matutino, vespertino e noturno, com turmas também aos sábados. Gratuito, aos interessados é preciso apenas comparecer na escola que fica na Rua Jaguaruna, 444, atrás do Mercado Alves, ou entrar em contato com Rogério pelo telefone (48) 8433-4593.


Na edição 92 do Jornal do Rincão você também confere:

Jornal do Rincão

» MEIO AMBIENTE: Prefeitura terá 30 dias para demolir quiosques

» GERAL: Jovens recebem dispensa militar