logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Esportistas são homenageados

Compartilhar:

Apesar de já estar em uso há mais de uma semana, a Câmara Municipal de Içara teve a inauguração oficial nesta quinta-feira. Além da apresentação do novo espaço, a sessão solene também foi destinada à entrega das 10 medalhas de mérito desportivo, que em 2009, carregam o nome de Ataíde Feliciano. Nos anos anteriores, a honraria também destacou Jurandir dos Santos, Tarcisio Fernandes e José Érico Possamai. E, por isso, todos integram a galeria João Carpes, mantida desde 2008 na Fundação Municipal de Esportes (FME).

Acesse:
» Câmara suspende atendimentos
» Prédio no Centro amanhece depredado
» Câmara aprova a mudança de local

Natural de Rio do Sul, Ataíde nasceu em 5 de junho de 1940. Já aos seis anos, passou a residir no bairro Aurora, em Içara. E ao completar o décimo aniversário, montou o próprio time. Contudo, a carreira de sucesso estava apenas sendo iniciada. Antes mesmo de completar a maioridade, o ponteiro direito atuou pelo Cará, Barão e Próspera. E largou a atividade apenas na década de 1970, passando então a participar dos bastidores das equipes veteranas do Real e São José.


HOMENAGEADOS COM A MEDALHA ATAÍDE FELICIANO

Os destaques desportivos são eleitos pelos vereadores através de indicações individuais. Ou seja, cada legislador tem o direito de apresentar uma pessoa para receber a honraria. No caso de 2009, as medalhas foram oficializadas através do Decreto Legislativo 74/2009, já com a nomeação de Ataíde Feliciano como homenageado máximo. Confira os 10 nomes que receberam a medalha e o breve histórico de cada um deles:

ADILSON ESCARAVACO FERNANDES - Nascido em Içara, em 9 de julho de 1960, Adilson tomou gosto pelo esporte ainda na infância, quando estudava no Seminário Rogacionista PIO VII. No futebol, atuou primeiro, aos 14 anos, no Aspirante do Caiçara. Em seguida, passou para a Associação Atlética Canguru. Conseguiu nove títulos regionais. E, por oito vezes, também esteve no ataque das equipes campeãs do Içarense. Contudo, foi impedido por causa de uma lesão, em 2003, de voltar aos gramados como jogador.

ALMIR BORTOLOTTO - Formado em Educação Física, teve que trilhar uma série de carreiras até conseguir o canudo. Foi vendedor de verduras, jornaleiro, auxiliar de escritório e estoquista. Atualmente, é árbitro habilitado da Confederação Brasileira de Futebol. E também concilia a carreira de desportista com a função de secretário da Junta Militar de Içara. No currículo, há também a presidência da Fundação Municipal de Esportes, em 2004, a atual vice-presidência da LAC e a direção de arbitragem da LAI.

ANDERSON DAMIAN LUIZ - Fixou residência em Içara em 1989, aos 16 anos. Contudo, apenas em 1994 iniciou a participação na Liga Atlética Içarense. De 1995 até 1999, também foi habilitado pela Federação Catarinense de Futebol. Em 2007, se formou em Educação Física. E ainda enquanto cursava a faculdade, liderou o plantel de futsal de Siderópolis. Desde 2006, também atua na Sociedade Esportiva e Recreativa Eliane, conseguindo títulos no futsal e vôlei.

DJALMA SANTOS DAGOSTIM - Varejista de materiais esportivos desde 1985, é patrocinador de equipes e atletas da cidade. No jiu-jitsu, por exemplo, investe na menina Chaiane. E no handebol, fornece materiais para os plantéis formados pelo professor Martinho Mrotsckoski.

ÉDIO ESTEVAM - Jogou em times de Coqueiros, Boa Vista, Terceira Linha e Campo Mãe Luzia, onde nasceu em 1961. Ainda conquistou a presidência do Cento Esportivo Santa Luzia e foi um dos envolvidos na criação da sede própria.

JOÃO DOLVINO VIEIRA (in memorian) - Aposentado em 1972, se mudou de Criciúma para Içara, no bairro Vila Nova. Na capital do mel, foi candidato a vereador por três vezes, conseguindo uma vaga no Legislativo em 1992. No esporte, optou em ser técnico. E também se empenhou na construção da sede do Vilaiçara.

LOURIVAL DE MEDEIROS - Conhecido como Vá, nasceu em 1957, em Içara. No futsal, iniciou a trajetória pelo time da Cesaca. Também acumulou passagens pelo São Donato e no Criciúma. Neste último clube, sofreu uma grave contusão que o afastou do futebol de campo por dois anos. Recuperado, formou o time da Auto Mecânica Içarense, que posteriormente passou a ser chamado de Atlético Içarense, em que é presidente.

SALMI TEIXEIRA FERNANDES - Natural de Pedreiras, em Içara, iniciou na carreira de jogador profissional no Comerciário, em 1958, quando tinha 15 anos. Além de zagueiro, também apoiou o esporte local, como voluntário e patrocinador da equipe do Praia.

VALNEI SOBRINHO DE SOUZA - Popularmente conhecido como Neizinho, nasceu em 1958. Há 30 anos, reside no Liri, onde atuou como jogador e dirigente. Além disso, também foi dirigente do Marili. Entre as atividades mais recentes está a participação como jogador no Coroa Bom de Bola e Suíço da Zona Sul do Balneário Rincão.

VILMAR DA LUZ - Nascido em 1952, Marzinho acumula passagens pelo Barracão, Vila Nova e Boa Vista.