logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Esportes

Floripa convoca Yanca Dias

Compartilhar:

Yanka da Silva Dias estreia domingo, dia 6, no time de basquete estudantil de Florianópolis. A armadora içarense é uma das cinco atletas da região Sul do Estado que foram chamadas para compor o plantel da capital. Desde a última semana, elas já se encontraram duas vezes em treinos. E para o primeiro confronto, viajarão novamente no sábado rumo à cidade que representarão nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc).

Conforme Yanka, o convite chegou de surpresa. Ainda assim, ela prontamente aceitou. E se prepara para possíveis propostas de outros times, "pronta para o que der e vier". "O que for melhor para mim, irei fazer", completa a jovem de apenas 13 anos, revelada numa escolinha de basquete da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara. Ao ter o talento observado, foi chamada pelo Colégio Cristo Rei. E ainda continua os treinos junto das colegas e sob a orientação do professor Antônio Luiz Lalau.

Sobre o esporte, a revelação da cidade lembra que era craque no futsal e atuou por quase seis meses em Itapema, quando tinha 9 anos. No basquete, começou em 2007 apenas para se ocupar. E logo teve o talento despertado na modalidade. Em relação à preparação que teve, a armadora faz três agradecimentos. "Primeiro, para Deus, pois sem ele não existiria", enumera ela. E depois, para o técnico Lalau e para a futura madrinha de crisma, Maria Helena da Silveira.

O destaque conquistado por Yanka atualmente foi conseguido por somente outras duas içarenses. Uma é Rita de Cássia Casagrande, que foi campeã das Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (Olesc) através de Florianópolis. E além disso, também participou da seleção catarinense. Já o segundo talento é Maria Ruti Vieira, convocada para compor o Joinville, onde ficou por três meses.