logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Esportes | 16/11/2010 | 20:38

Mérito Desportivo destacará Tarcísio Pacheco

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Os 10 nomes que receberão a medalha de Mérito Desportivo em 2010 já estão definidos, assim como o destaque que será dado com a nomenclatura da premiação. Conforme votado na noite desta terça-feira, dia 16, a sessão solene ocorrerá no próximo dia 26, na Câmara Municipal de Içara, a partir das 19h. Em votação secreta, foram aprovadas as indicações do prêmio para Ademir Gonçalves Custódio, Agenor Sartor Castagna, Arlindo Luciano, Carlos Aberto Fiorenza, Carlos Alberto Pereira, Charles Oscar da Rosa, Dinarte Rizzieri, Dioclésio Manoel Espanhol, Maicon Juliano Quadra Medeiros e Maria César Bitencourt. Já a homenagem maior será para Tarcisio Pacheco.

Conteúdo relacionado:
16/11/2010 » Resumo da 58ª sessão legislativa de Içara


Tarcísio Pacheco nasceu em 18 de abril de 1950, em Içara. Filho de Elpídio Gregório Pacheco e Mariana Brígido, na juventude morou na Vila São José, conhecida como Rua da Palha e na antiga Mineração, atual bairro Aurora, período em que já demonstrava interesse por futebol e foi goleiro do tradicional Barão do Rio Branco. Aos 20 anos, casou com Thomazia de Andrade e então foi morar no Centro de Içara. Foi filho único e teve três herdeiros: Kelli, Kênia e Kenedy. Para sustentar a família, trabalhou como motorista de ônibus na antiga São Cristóvão e foi comerciante no balneário Rincão por algumas décadas.

Como todo brasileiro, era apaixonado por futebol. Foi um dos homens que ajudou a fazer história no time da Praia do Rincão. Não era só presidente e treinador. Tarcisio preenchia todos os cargos necessários. Pela equipe, conquistou dois títulos do Praião. E quanto esteve afastado do plantel rinconense, terminou com vice-campeão pelo Comerciário. Por todo este envolvimento com a comunidade e o esporte, em 2007 emprestou o nome também ao caneco da primeira fase do Praião, numa homenagem após oito anos do falecimento.

Além do futebol, Tarcísio participava ativamente também da política local, da educação e de ações sociais. Fez parte da Associação de Pais e Professores (APP) da Escola do bairro, fazia bailes de pais e de mães com casais amigos para promover eventos no Rincão. E também atuou na comissão fundadora da tradicional Festa da Tainha, evento que movimenta até os dias de hoje a economia local na baixa temporada. Na época colaborou diretamente com a realização de shows nacionais e eventos esportivos para atrair um público que buscava no local muito mais que somente gastronomia.