logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Câmeras inibem crimes em Içara

Compartilhar:

Os equipamentos ainda estão em fase de teste, mas a eficácia do Sistema de Videomonitoramento já está sendo confirmada em Içara. Desde quando foram instaladas as 11 câmeras de segurança, há cerca de duas semanas, a Polícia Militar tem conseguido flagrar e, consequentemente, inibir a ação de criminosos. Na sexta-feira, dois flagrantes foram feitos com o auxílio da nova ferramenta.

Os aparelhos são de altíssima qualidade. O zoom, por exemplo, alcança até 200 metros de distância, sem perder a nitidez. No ato de sexta, os policiais puderam ver com precisão que tipo de material um ambulante estava tentando comercializar aos frequentadores da praça Matriz São Donato. No momento em que ele abriu a mochila para exibir o produto a um possível comprador, com o zoom foi possível ver nitidamente os DVDs pirateados.

Diante da constatação do crime, uma viatura foi enviada ao local para abordar o agente. A.G.F.N., de 22 anos, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. As 155 mídias foram recolhidas. As câmeras também possibilitam identificar o modelo e placa dos veículos que estão transitando nas ruas.

Os equipamentos, que cercam toda a área central do município, giram em 360 graus. “Daqui a gente pode controlar tudo. Todas as vias de entrada e saída do município também estão sendo monitoradas pelos equipamentos”, ressalta o segundo tenente, Anderson Gaudino Torres. De acordo com ele, o movimento será acompanhado nas áreas próximas a bancos, lojas, mercados e acesso às principais rodovias.

“Para início está ideal, mas com o passar do tempo pode ser ampliado”, observa o tenente, acrescentando que a iniciativa pode partir dos próprios empresários. O sistema foi adquirido em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, por meio do programa Bem-Te-Vi, e Prefeitura de Içara.As imagens capturadas ficam gravadas e podem ser usadas, segundo Torres, como prova criminal. A Polícia Civil também pode ter acesso ao conteúdo e usá-lo em Inquéritos Policiais.

A central de videomonitoramento fica no novo quartel da Guarnição Especial de Içara, localizado às margens da SC-444. A nova sede, que começou a ser construída em 2011, e o sistema devem ser inaugurados juntos. Porém, ainda não há data para a solenidade. Enquanto isso, os equipamentos vão passando por testes. Algumas câmeras e cabos de fibra ótica já apresentaram problemas e tiveram que ser substituídos. O sistema será controlado pelos agentes temporários, que também estão passando por treinamento.

URUSSANGA - Urussanga também foi beneficiada com o Sistema de Videomonitoramento do programa Bem-Te-Vi, da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. No município, 10 equipamentos foram instalados também na região central e encontram-se em fase de teste. A intenção da Secretaria é chegar, até o fim deste ano, a 54 municípios do Estado com câmeras, totalizando 1,4 mil equipamentos instalados.


Outros destaques da edição do Jornal da Manhã:

» ESPORTE: Tabela completa do Praião é divulgada

» POLÍTICA: Eleitos em Nova Veneza e Forquilhinha são diplomados