logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Imagens e relatos de 12h de plantão

Compartilhar:

O Canal Içara foi desafiado a contar a rotina dos bombeiros em 12h de plantão. E assim começou a série especial de reportagens um dia antes da data dedicada a eles [2 de julho]. Como qualquer bombeiro iniciante também sentiria, o trabalho iniciou na ansiedade para a primeira ocorrência. Todos os equipamentos estavam preparados para isso. Em vez de luvas, máscaras, óculos e tantos outros instrumentos, ficaram de prontidão papel, caneta, câmera e notebook.

Após o recebimento das instruções, o acompanhamento começou com o hasteamento da bandeira e da passagem do comando. Somente às 9h27 houve então o primeiro chamado do Auto Socorro de Urgência. Uma mulher de 91 anos havia passado mal no bairro Jaqueline. Dali em diante, o relato acabou corrido. Ainda pela manhã, uma estudante foi atendida no bairro Primeiro de Maio. À tarde a viatura recebeu um novo acionamento e no início da noite isto se repetiu outras duas vezes. Felizmente, nenhum caso de gravidade.

O desafio foi fazer de cada ocorrência uma lição. Para relatar todas as observações, 12h acabaram insuficientes. Foi preciso levar o serviço para a casa. Da metade de um dia com os bombeiros, ficou a admiração pelo serviço e a vontade de ter prolongado um pouco mais a presença no quartel. Certamente tantas outras pautas poderiam ainda surgir. Para quem ficou na curiosidade de como é atuar na corporação, fica também este relato, os depoimentos coletados ao longo do dia, uma galeria de imagens e a sugestão de aderir como militar ou voluntário.

Confira mais 21 imagens
Lucas Lemos
Lucas Lemos
Lucas Lemos