logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

População recebe visitas em semana festiva

Compartilhar:

A comemoração pelo Dia Nacional do Bombeiro [2 de julho] vai durar uma semana inteira. Uma das ações instituídas em todo o estado é a Operação Alerta Vermelho. A intenção é fazer a instrução com relação ao uso de energia elétrica, gás liquefeito de petróleo (GLP), combustíveis, fogões e sistemas preventivos contra incêndio à população. No quartel de Içara, esta missão foi assumida pelos bombeiros comunitários. Cada um deverá fazer a visita em pelo menos cinco famílias nos próximos dias.

Em casos de evacuação, a orientação é manter a calma e sair rapidamente do local. É preciso também evitar o elevador, afinal, haverá queda de energia e isto implica na chance de ficar preso. As portas corta-fogo devem ficar fechadas para não entrar a fumaça. Ainda para uma fuga segura, existe a necessidade de manter os corrimões em condições de uso.

Num princípio de incêndio, a dica é segurar então o extintor na posição vertical, puxar o pino, mirar em direção ao fogo e acionar o aparelho com aproximadamente três metros de distância. Se o combate ocorrer com auxílio de um hidrante, deve-se fazer o encaixe da mangueira e do esguicho, mirar igualmente na direção das chamas e abrir o registro. O alerta é ainda para a instalação do gás central canalizado, da iluminação de emergência e sinalização para abandono.