Segurança | 01/07/2014 | 13:29
SAT: O setor de prevenção a incêndios
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
No display das senhas aparece o número 34. Mas até o final do dia, chegará a pelo menos 60. Assim é na seção de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros de Içara. O setor funciona das 13h às 19h de segunda até sexta-feira. “A nossa função é vistoriar os estabelecimentos comerciais e residenciais para que todos estejam de acordo com as normas de segurança contra incêndio, ou seja, a meta é a prevenção”, coloca chefe do SAT, Rodrigo Ferreira.
Segundo o soldado, a análise de todo projeto precede a visita aos locais com mais de 750 metros quadrados, com risco de elevado de incêndio ou edificações novas. “Uma vez instalado os equipamentos conforme aprovado, é liberado o Habite-se e o funcionamento”, coloca. “Estamos em fase de transição de legislação. Atualmente o projeto não é necessário apenas em edificação com menos de 200 metros quadrados. Mas neste caso, também há vistoria”, complementa.
"Tanto para vistoria quanto análise de projeto existe também a cobrança de taxas. Ambas calculadas sobre as metragens. Tudo é revertido ao Fundo de Reaparelhamento dos Bombeiros”, explica. Com os valores arrecadados, o quartel adquiriu neste ano um Fiat Strada e um Jimmy. Os veículos inicialmente serão utilizados no expediente dos cinco militares que fazem parte do SAT. Mas também auxiliarão no atendimento em locais de difícil acesso em casos, por exemplo, de alagamentos.



.png)

.png)








































