logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

SAT: O setor de prevenção a incêndios

Compartilhar:

No display das senhas aparece o número 34. Mas até o final do dia, chegará a pelo menos 60. Assim é na seção de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros de Içara. O setor funciona das 13h às 19h de segunda até sexta-feira. “A nossa função é vistoriar os estabelecimentos comerciais e residenciais para que todos estejam de acordo com as normas de segurança contra incêndio, ou seja, a meta é a prevenção”, coloca chefe do SAT, Rodrigo Ferreira.

Segundo o soldado, a análise de todo projeto precede a visita aos locais com mais de 750 metros quadrados, com risco de elevado de incêndio ou edificações novas. “Uma vez instalado os equipamentos conforme aprovado, é liberado o Habite-se e o funcionamento”, coloca. “Estamos em fase de transição de legislação. Atualmente o projeto não é necessário apenas em edificação com menos de 200 metros quadrados. Mas neste caso, também há vistoria”, complementa.

"Tanto para vistoria quanto análise de projeto existe também a cobrança de taxas. Ambas calculadas sobre as metragens. Tudo é revertido ao Fundo de Reaparelhamento dos Bombeiros”, explica. Com os valores arrecadados, o quartel adquiriu neste ano um Fiat Strada e um Jimmy. Os veículos inicialmente serão utilizados no expediente dos cinco militares que fazem parte do SAT. Mas também auxiliarão no atendimento em locais de difícil acesso em casos, por exemplo, de alagamentos.