Canal Içara

Canal Içara

08 de maio de 2021 - 03:57
Escola Tranquilo Pissetti comemora semana do livro
23/04/2021 às 08:53 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
O Dia Mundial do Livro é comemorado nesta sexta-feira, dia 23. Mas na Escola Municipal Tranquilo Pissetti, as atividades alusivas se estenderam por toda a semana com a preparação e apresentações textuais e artísticas, além de um desfile em que as crianças puderam se transformar nos personagens que dão asas a imaginação.

“Ações que fomentam a leitura, escrita e gosto pela literatura corroboram para o processo de letramento que produz autonomia do estudante-cidadão”, ressalta a diretora da escola do bairro Nossa Senhora de Fátima, Angelita Possamai.

As atividades fazem parte do projeto Desbravando os Mundos da Literatura, inspirado no livro O Pequeno Príncipe, e desenvolvido pelas professoras Grasiela Cristianetti, de Língua Portuguesa, e Izabella Carolina Zanco, de Artes. Além disso, também somam pontuação para a gincana que ocorre de março a outubro.


Escolas estaduais passam por sanitização em Içara
15/04/2021 às 17:06 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Como medida de prevenção ao contágio por coronavírus, as escolas estaduais de Içara passam por sanitização nesta semana. Segundo a coordenadora regional de Educação, Ronisi Guimarães, o procedimento ocorrerá em todas as 57 unidades escolares da rede estadual localizadas na Região Carbonífera.

A sanitização realizada desde segunda-feira, dia 12, é feita de forma escalonada, com a suspensão das atividades presenciais para a realização do trabalho. “Serão feitas outras aplicações, conforme a necessidade de cada unidade”, explica Ronisi.

De acordo com levantamento feito semanalmente, a rede estadual registra na região 0,5% de contaminação por coronavírus entre alunos e 1,7% entre professores, neste segundo caso, com um óbito registrado na unidade de Esplanada, em Içara. “São números relativamente baixos, pela cobrança e pelos protocolos de segurança que precisam ser seguidos”, considera.


Escola Quintino Rizzieri transforma mãos solidárias em painel e doações
01/04/2021 às 17:09 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
A semana foi toda azul em alusão ao Dia do Autismo (2 de abril) na Escola Municipal Quintino Rizzieri. A campanha teve como símbolo principal a árvore Somos Um Só montada nesta sexta-feira, dia 1. Os estudantes foram recebidos com música, passaram pela dinâmica da confecção das mãos em sala de aula e do debate sobre o autismo, ainda tiveram a partilha do lanche e participaram da ação colaborativa.

Além do painel, as ações também estimularam a solidariedade com doações da comunidade escolar aos alunos vulneráveis economicamente. “Páscoa é momento de celebrar a vida e despertar nosso espírito solidário”, lembra a diretora Eliane Magdalena.

“A árvore frondosa Somos Um Só, sustentada pelas raízes Quintino Rizzieri, foi construída pelas mãos de cada auno, demonstrando o poder de transformação que está em nossas mãos. As mãos que afagam, que acariciam, que abraçam pessoas e causas, que trabalham, que constroem e transformam o mundo”, pontua.


O que as crianças esperam do Coelhinho da Páscoa?
24/03/2021 às 15:55 | Redação | com a colaboração de Francine Ferreira, da Mondigital
Saúde, paz, amor, respeito e companhia. Em resumo, dias melhores, que permitam superar a pandemia e voltar a estar perto, com segurança, daqueles que amamos e queremos bem. De forma geral, essa é a resposta de muitas crianças, quando questionadas sobre o que gostariam de receber do coelhinho da Páscoa no próximo dia 4 de abril.

A ação, idealizada pelo Criciúma Shopping, recebeu desenhos de mais de 260 alunos do 1º ao 6º ano, de diferentes instituições de ensino, entre elas, a Escola Estadual Dimer Pizzetti, de Içara. É claro que os chocolate e ovos de Páscoa não foram esquecidos, mas muito mais do que doces, os pequeninos refletiram e decidiram, também, que um importante pedido é o fim deste período difícil que a sociedade enfrenta.

Muitos foram além e lembrara, ainda, o respeito às regras impostas. “Trazer esse tipo de trabalho para que elas reflitam, não só nas questões materiais, mas nos sentimentos que possam ser lembrados, é bastante válido. Na Páscoa, o coelho surge como símbolo da vida e de solidariedade, que nesse momento são tão preciosos”, completa a professora do 5º ano da escola do bairro Liri, Juliana Pereira Guimarães.

Todas as demonstrações artísticas das crianças ficarão expostas para apreciação em um mural criado especialmente para a ação, dentro do Criciúma Shopping. “Pensamos muito na experiência que poderíamos proporcionar e na mensagem de esperança que gostaríamos de passar nesta data, ao mesmo tempo continuando a seguir todas as normas sanitárias necessárias para a realidade atual. Por isso, a ideia de criar esse mural. Que seja um fôlego para todos nós”, ressalta o diretor de Operações do Criciúma Shopping, Edmilson Martins.


Centro de Educação de Jovens e Adultos de Içara está com matrículas abertas
23/03/2021 às 11:57 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Içara está com vagas abertas para novos alunos. Quem deseja concluir o ensino fundamental ou médio deve buscar a secretaria do Cejai, na Escola Quintino Rizzieri, na Rua Olivio Biff, no bairro Jardim Elizabete. O telefone para informações é (48) 98432-7407.

Para o ensino fundamental, os interessados precisam ter idade acima de 15 anos e para o ensino médio, pelo menos 18 anos completos. As turmas serão montadas conforme a demanda. Caso excedam o número de 14 alunos, o sistema de ensino será híbrido, revezando os grupos em atividades presenciais e remotas a cada semana.

Segundo a coordenadora do Cejai, Adriana Lino, no momento o sistema híbrido ainda não foi adotado. Dos 120 alunos atendidos, parte tem aulas presenciais no período noturno, enquanto outro grupo recebem atividades impressas. As rematrículas para esses estudantes já ocorreram e o período atual visa ampliar o número de pessoas beneficiadas.

“Geralmente, o número de alunos aumenta à medida em que vão completando 15 anos e ainda não concluíram o ensino fundamental ou os 18 anos no caso do ensino médio. Também recebemos muitos alunos que trabalham em empresas da região que estão solicitando o selo da ISO 9000 e, para isso, precisam ter os funcionários formados ou estudando”, explica Adriana.

No ensino fundamental, a formação é dividida em quatro etapas, sendo a primeira do primeiro ao terceiro ano; a segunda etapa inclui o quarto e o quinto ano; a terceira envolve o sexto e o sétimo, enquanto a quarta etapa corresponde ao oitavo e ao nono ano. Assim, serão compostas no mínimo quatro turmas, uma para cada etapa.

No ensino médio, a divisão ocorre de acordo com as 12 disciplinas. “Os alunos estão terminando o primeiro bloco, que corresponde ao primeiro ano do ensino médio. A partir do dia 12 de abril, começa o Bloco B, que corresponde ao segundo ano, e a partir do dia 6 de junho começa o Bloco C, que corresponde ao terceiro ano do ensino médio”, detalha Adriana.


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com