logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 06/01/2026 | 09:44

Colônia de Férias inicia nesta terça-feira com mais de 960 crianças

Atendimento recreativo acontecerá até o dia de fevereiro

Redação | com informações da Prefeitura de Içara

Compartilhar:

Com a chegada das férias escolares, muitos pais e responsáveis se veem diante do desafio de conciliar o período de descanso das crianças com a rotina de trabalho. Em Içara, a Colônia de Férias organizada pela Secretaria Municipal de Educação surge como uma alternativa que garante tranquilidade às famílias e acolhimento às crianças durante o recesso escolar.

A Colônia de Férias 2026 inicia nesta terça-feira, dia ,e segue até o dia 6 de fevereiro, garantindo atendimento educacional e atividades recreativas para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Neste ano, a iniciativa tem como tema “Entre histórias e brincadeiras: uma jornada pela Literatura”. A proposta une recreação, imaginação e incentivo à leitura, proporcionando experiências lúdicas e educativas durante o período de recesso escolar.

Ao todo, a colônia de férias acontece em cinco polos educacionais, sendo três Centros de Educação Infantil (CEIs) e dois polos do Ensino Fundamental, atendendo 963 crianças no município. Na Educação Infantil, os atendimentos ocorrem no CEI Paraíso da Mamãe, com 253 crianças; CEI Zilda Arns, com 168 crianças; e CEI Padre Silvestre Junckes, com 116 crianças. Já no Ensino Fundamental, os polos são EMEIF São Rafael, que funciona exclusivamente no período vespertino, atendendo 174 alunos e EMEF Alaíde Tabalipa, com atendimento em período integral, beneficiando 152 alunos.

“A colônia de férias é um espaço pensado com muito carinho para nossas crianças. Além de oferecer acolhimento e segurança, ela promove aprendizado, criatividade e momentos de alegria, enquanto as famílias seguem com suas rotinas de trabalho. É um investimento no presente e no futuro das nossas crianças”, afirma a prefeita Dalvania Cardoso (PL).

A secretária municipal de Educação, Nerilda Vandir Felisberto, ressalta que a proposta pedagógica da colônia se diferencia do período letivo regular. “Diferente do período letivo, a colônia de férias trabalha o pedagógico com atividades lúdicas, recreativas e sociais, em um ambiente seguro e familiar. É um espaço onde a brincadeira é o caminho para o desenvolvimento e, mais do que entretenimento, um espaço de crescimento”, destaca.