logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 14/10/2025 | 22:39

Estudantes recebem professor da Unesc para fomentar projeto cientifico

José Carlos Virtuoso complementou os estudos de campo realizados pelos alunos do bairro Esplanada, em Içara

Especial de Daniela Savi, da Unesc

Compartilhar:

Em apoio ao projeto desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Alaíde Tabalipa na 1ª Feira Nacional de Ciências Globe Brasil, a Unesc levou uma palestra sobre o rio Urussanga e a bacia hidrográfica aos estudantes nesta segunda-feira, dia 13. O professor José Carlos Virtuoso complementou os estudos de campo realizados pelos alunos.

O conteúdo apresentado foi baseado em pesquisas do Projeto de Fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul Catarinense (ProFor) Águas Unesc, em que a universidade atuou como entidade executiva dos comitês das bacias do Rio Urussanga, Rio Tubarão e Complexo Lagunar, e Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba.

A busca por conhecimento fez parte das ações do projeto escolar “Análise da qualidade ambiental das margens do Rio Urussanga em Içara – SC por meio dos Protocolos Globe”, que investiga a qualidade da água e o uso do solo nas margens do rio. Uma iniciativa coordenada pelo professor Alisson Porto de Souza, egresso do curso de Engenharia Ambiental da Unesc e docente de Geografia da Escola Alaíde Tabalipa

“Como já se esperava, foi constatado já nas primeiras medições que a drenagem ácida das minas tem impacto direto nos indicadores monitorados e que a ocupação das margens do rio influencia o regime de enchentes”, informa Alisson. Conforme ele, a experiência prática é fundamental para que os estudantes compreendam a realidade ambiental da região e desenvolvam o olhar científico sobre os problemas locais.

A equipe da escola é composta pelos alunos Karine Sorato Teixeira, Maria Teixeira Ventura, Pedro Luiz de Souza e Josué de Matos Idalino, todos do 9º ano, que coletam dados sobre o rio Urussanga utilizando o aplicativo Globe Observer, desenvolvido pela Nasa, o qual permite a cidadãos de todo o mundo contribuir com pesquisas científicas de monitoramento ambiental.

A Feira Nacional Globe Brasil ocorrerá entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2025, em Natal (RN), reunindo estudantes de escolas públicas de todo o país para compartilhar projetos voltados à ciência cidadã, meio ambiente e sustentabilidade. A Escola Alaíde Tabalipa será a única representante de Santa Catarina nesta primeira edição do evento.