logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

1984: Um mergulho do passado no futuro

Compartilhar:

O livro 1984, lançado há 64 anos, voltou a ser discutido recentemente após as denúncias de espionagem contra os EUA. No romance, a tecnologia já era ferramenta do governo para controlar as pessoas. O mundo era dividido em três grandes potências que sempre se mantinham em guerra.

O governo repressor e autoritário controlava desde os acontecimentos passados - reescrevendo edições antigas de jornais para se favorecer - até o pensamento da sociedade, que não tinha liberdade de ter suas próprias convicções. Narrado no futuro para a época (se passa em 1984 e foi lançado em 1949), a obra retrata a vida de Winston, um homem comum e provavelmente um dos únicos a se lembrar do mundo antes do controle do governo.

Winston também está disposto a fazer de tudo para ajudar a derrubar o Grande Irmão, figura criada para representar todo o partido e intimidar a população. Com uma narrativa mais densa, Orwell consegue promover um desconforto no leitor ao descrever minuciosamente uma sociedade fictícia que possui um embasamento tão bem argumentado que dá impressão de que pode se tornar realidade a qualquer momento.

A leitura inicia mais arrastada devido as explicações sobre a situação da sociedade, mas logo se torna mais empolgante com a chegada de uma mulher que mexe com Winston e se torna mais um motivo para ele lutar contra o governo, já que nem mesmo era permitido manter relações entre homem e mulher.