logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Abóbora chega a 19kg em Santa Cruz

Compartilhar:

Dezenove quilos e 1,2 metro de comprimento não é muito comum para as dimensões de uma da abóbora. O exemplar de Matilde Inácio foi colhido no sítio do filho na comunidade de Santa Cruz. “Ele plantou o pé perto de um galinheiro e de repente foi crescendo em volta do galinheiro, até chegar a este ponto. Quando colheu, decidiu me dar de presente”, comenta a aposentada, de 81 anos, moradora do bairro Jardim Elizabete.

A aposentada viveu a infância, a adolescência, a juventude e a maior parte da vida adulta trabalhando na agricultura. Esta foi a rotina até os 53 anos de idade, quando iniciou os trabalhos em um supermercado e posteriormente se aposentou. Mesmo com mais de meio século em meio à produção agrícola, ela garante que nunca viu algo como o que foi colhido. “Nem imaginava que pudesse ter uma abóbora desse tamanho”, exalta.

Embora tenha um tamanho anormal, o fruto foi colhido antes do tempo. “Se precipitaram e foi apanhado verde. Se tivessem deixado amadurecer mais, com certeza teria crescido muito mais”, coloca. “Já tem outra abóbora grande crescendo neste mesmo sítio. Mas já pedi que deixem crescer até amadurecer. Que não retirem antes. Se deixarem crescer até o fim, quem sabe podemos ter uma abóbora até maior”, afirma.

Abóbora vai virar doce para a família

Mesmo sem estar madura, a abóbora será aproveitada. Matilde pretende usá-la para produzir doce e a ideia é que a família toda possa saborear o resultado. São 12 filhos, 30 netos, além de 21 bisnetos. “Acho que vai dar para todo mundo e ainda sobrar para outra vez”, diz Matilde. “Ainda vou deixar por mais um tempo para que as pessoas possam ver a abóbora. Por mim, eu já teria cortado há alguns dias, mas pediram para que eu ainda a deixasse inteira, então estou deixando por mais um período”, avisa a aposentada.