logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Acélio Casagrande garante conclusão de obras para UTI em Içara

Compartilhar:

A implantação dos dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Donato está mais próxima. A ativar ainda este ano não deve ocorrer por causa do tempo insuficiente. “Mas no que depender do Estado, estamos com tudo encaminhado, autorizado e pronto para que o governador Eduardo Moreira vá a Içara e, junto com o prefeito, assine os convênios para concluir a obra e comprar os equipamentos. Nos próximos dias vamos ter isso assinado no próprio hospital”, promete o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

“Estamos trabalhando para ampliar a oferta de leitos de UTI em todo o Estado e não é diferente na região Sul, que também precisa desse atendimento”, afirma. De acordo com o secretário, outra preocupação é a ativação da ala materna no Hospital Santa Catarina, em Criciúma. “Estamos trabalhando para colocar de pé o centro de esterilização. O recurso de R$ 1,1 milhão já foi garantido pelo governador Eduardo Moreira e está em fase da prefeitura licitar. Sem concluir essa obra, não dá para abrir a maternidade”, afirma. “Da mesma forma, faltam R$ 600 mil em equipamentos e estamos correndo atrás também”, acrescenta.

“Outra questão é a subestação de energia. Temos que ver se precisa mesmo trocar ou se o transformador que está lá comportaria também os serviços da ala materna”, informa. O secretário estima que essas questões estejam superadas até agosto ou setembro, para que seja discutido com quem ficará a responsabilidade de gestão, mantida nos moldes atuais – houve uma licitação e os serviços foram repassados a uma organização social – ou assumida pelo Estado. “O mais importante é ter o serviço, até para diminuir a mortalidade infantil e materna”, considera.