logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Agosto Dourado encerra com ensaio fotográfico de gestantes e lactantes no Presidente Vargas

Compartilhar:

Gestantes e lactantes do bairro Presidente Vargas foram recebidas com um café especial na manhã desta quinta-feira, dia 29. Elas também participaram de uma roda de conversa com profissionais da unidade de saúde. Além disso, foram recebidas pelo Canal Içara para o registro de um ensaio fotográfico junto com as agentes comunitárias. A atividade encerrou o Agosto Dourado dedicado a conscientização sobre a importância da amamentação.

“Temos 25 gestantes em todo o bairro. E mesmo com os afazeres paralelos de cada uma, conseguimos ter uma roda de conversa com bastantes participantes e bem interativa”, avalia a enfermeira Kamila Marangoni. Conforme a enfermeira Fernanda Salete Cavagnoli, as mamães também puderam desmistificar alguns mitos da gestação e dos primeiros meses de vida das crianças e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas.

“O aleitamento materno diminui a chance de desenvolver diabetes, alergias e outras doenças. Além do vínculo da mãe com a criança, também diminui o risco do câncer de mama na mulher”, ressalta o médico André Marques Lopes. “A amamentação também contribui para a formação óssea e dentária. Por isso, a chupeta deve ser evitada e, se já tiver inserida na rotina da criança, precisa ser retirar quando o dente começar a nascer”, pontua o odontologista Leandro André Bley.

“O aleitamento exclusivo deve ser realizado por seis meses para formar a defesa necessária. Depois desse período pode-se inserir então frutas, não apenas amassada, pois é preciso desenvolver o paladar. O bebê ainda não conhece gostos. Então não tem a necessidade da inclusão do açúcar, nem do sal. Por ser uma fase de descobertas, é comum a criança rejeitar alguns alimentos, mas os pais precisam insistir”, enaltece a nutricionista Daiane Cardoso.

Confira mais imagens