logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Agosto Laranja previne e conscientiza sobre deficiências

Escolas da rede municipal de Içara sediarão palestras sobre o tema a partir desta segunda-feira

Compartilhar:

Instituído por lei municipal em 2017, o Agosto Laranja conta desde então com uma programação especial em Içara, dedicada à prevenção e conscientização sobre as deficiências. Neste ano, as atividades têm como público principal os adolescentes, com palestras sendo realizadas em unidades da rede municipal de Educação a partir desta segunda-feira, dia 8. A primwira atividade ocorreu na Escola Ângelo Zanellato para as turmas do sétimo ano do ensino fundamental.

“O Programa de Saúde e Prevenção realiza um trabalho constante ao longo do ano, porém, no mês de agosto, as ações são intensificadas, com o objetivo de conscientizar a população acerca das deficiências. Há uma gama imensa de deficiências preveníveis, que podem ser evitadas com medidas básicas antes, durante e após a gravidez”, explica Kelly Camilo da Silva, coordenadora local da Prevenção de Deficiências da Apae de Içara.

“Vamos desenvolver muitas atividades na área da Educação, envolvendo os estudantes em palestras, dinâmicas, circuitos. Também vamos divulgar o concurso para a nova capa do folder da prevenção. Essa construção será feita com os alunos do ensino fundamental, que poderão desenvolver desenhos relacionados ao tema e participar do concurso”, acrescenta.

A divulgação de informações ocorre ainda por meio das redes sociais e distribuição de panfletos. Em alusão ao Agosto Laranja, a Escola Especial Sonho Dourado também foi decorada e receberá atividades durante o mês, como a Hora da Arte, no dia 15, e exposição das produções artísticas entre os dias 16 e 24. Já no dia 17 haverá a abertura e exposição das obras de arte do aluno Junior Goulart, na Galeria Caio Borges.

Semana da Pessoa com Deficiência

As ações culminarão com a realização da Semana da Pessoa com Deficiência, que será aberta no dia 22, às 9 horas, com o Circuito da Prevenção, na escola Ângelo Zanellato, integrando alunos das turmas de nono ano da rede municipal e alunos da Apae de Içara.

A tradicional Caminhada Laranja está programada para o dia 25, com saída às 9 horas da prefeitura e trajeto pela rua Marcos Rovaris, no Centro. Vão participar alunos e profissionais da Apae, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, entre outras entidades. “Pedimos ao comércio que decore as lojas e convidamos o público em geral para acompanhar a caminhada”, ressalta Kelly.

A programação será encerrada no dia 30, com palestras às 9h e às 14 horas, no auditório do Paço Municipal, para professores e auxiliares da rede municipal de Educação.