logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Ampi terá aporte de R$ 60 mil para mamografias

Recursos serão repassados por meio do Fundo Municipal de Saúde de Içara

Compartilhar:

O município de Içara, por meio do Fundo Municipal de Saúde, prepara parceria com a Associação Amigas do Peito de Içara (Ampi), a ser celebrada por termo de fomento. A iniciativa tem por objetivo auxiliar a instituição no custeio de exames de mamografia, com o repasse de R$ 60 mil.

Em sua justificativa para a dispensa de chamamento público, a Administração Municipal ressalta que a Ampi desenvolve relevantes atividades na área da assistência às mulheres na prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

“A oferta de exames de mamografia tem como foco principal o diagnóstico precoce do câncer de mama, pois permite o tratamento em estágio inicial e aumenta as chances de cura. Portanto, há necessidade de firmar o termo de fomento para que se possa dar um suporte emocional para as mulheres com o apoio ao enfretamento da doença e garantir um atendimento digno e de qualidade”, aponta.

A instituição tem sua sede junto à Casa Rosa, onde mantém banco de lenços e perucas para empréstimo e doação, bem como cremes dermatológicos hipoalergênicos, almofadas para as mulheres mastectomizadas, toucas e turbantes para doação. A equipe é composta de voluntárias associadas que já passaram pelo processo do câncer de mama e por meio de suas histórias de vida encorajam outras mulheres no enfrentamento da doença.

Os recursos financeiros para a manutenção das atividades são obtidos junto à comunidade através da venda de calendários, livros, doações espontâneas e troco solidário dos supermercados do município, além de eventuais aportes do poder público.